Justiça manda suspender contratos de médicos sem registro em RR

As contratações aconteceram para atender pacientes com a Covid 19

Publicado em 14/08/2020 - 14:33 Por Anna Luisa Praser - Brasília

A Justiça determinou que o governo de Roraima suspenda os contratos de médicos sem registro no Conselho Regional de Medicina ou que tenham se formado no exterior e estejam atuando no Brasil sem terem tido o diploma revalidado.

As contratações aconteceram de forma emergencial, para atender a demanda de saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

O desembargador federal do Tribunal Regional da 1ª Região, José Amilcar Machado, argumentou na sentença que "o enfrentamento da pandemia não deve ocorrer com o uso de instrumentos ilegais que podem deixar a população ainda mais exposta a perigos que podem afetar a saúde e a vida".

A determinação, em caráter definitivo, atendeu a uma demanda do conselho de classe da categoria. A presidente do Conselho Regional de Medicina, Rosa Leal, considera que a decisão da Justiça reduz os riscos à população:

A decisão de interromper os contratos afeta principalmente o Hospital de Campanha do Estado, um dos principais pontos de atendimento de pacientes com a Covid-19 na capital, Boa Vista.

Por nota, o governo do Estado informou que ainda não foi notificado oficialmente sobre o parecer judicial; e justificou que a contratação desses profissionais foi para atender a população de forma rápida.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo