Vida em primeiro lugar é tema do Grito dos Excluídos em 2020

Lema dos Excluídos tem mobilização popular em todo país

Publicado em 27/08/2020 - 20:25 Por Deogracia Pinto - Brasília

Vida em primeiro lugar é o tema. “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação! Esse é o lema da 26ª edição do Grito dos Excluídos, que tradicionalmente é realizada no dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.
 
O lema dos Excluídos tem mobilização popular, realizada em vários cantos do Brasil, todos os anos, e sempre tem relação com o tema da Campanha da Fraternidade, da CNBB, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.

O Vice - Presidente da CNBB e Bispo de Roraima, Dom Mario Antônio explica que, este ano, a crise causada pela pandemia mundial de Covid-19 ganhou relevância na articulação das pastorais, Igrejas e movimentos populares. Entre as reivindicações históricas estão o direito à saúde pública de qualidade e a valorização do SUS, Sistema Único de Saúde.

A Representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis de Curitiba, no Paraná, Roselaine Mendes Ferreira, considera que esse grito veio no momento mais necessário.

Roselaine conta que o benefício emergencial foi o que salvou muitos necessitados. Mas observa que os catadores de materiais recicláveis tem famílias com mais de 10 filhos e que a ajuda às vezes não é suficiente para suprir a necessidade básica da família.

Últimas notícias
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo