Campanha de apoio a mulheres e negros na política termina nesta quinta

"Ninguém te representa tão bem como você" é tema escolhido pelo TSE

Publicado em 08/09/2020 - 20:49 Por Gésio Passos - Brasília

Termina nesta quinta-feira (9), a campanha do Tribunal Superior Eleitoral em rádio e TV incentivando a maior participação das mulheres, jovens e negros na política.
Segundo a legislação, o TSE deve promover uma maior representatividade desses segmentos na vida política brasileira.                                    
A campanha deste ano teve como mote  “Ninguém te representa tão bem como você”, buscando a reflexão sobre a importância do engajamento e da relevância da diversidade e da renovação para a política.
A legislação determina que cada partido deve garantir no mínimo 30% das candidaturas ao parlamento para mulheres. Não há uma cota para candidatos negros.
O TSE determinou em 2018, que cada partido deve reservar pelo menos 30% do Fundo Eleitoral para financiar candidatas mulheres, além de garantir o mesmo percentual para o tempo destinado às candidatas no horário eleitoral no rádio e na TV.
De forma inédita, no final de agosto, o tribunal também decidiu que os recursos e o tempo de TV devem ser distribuídos de forma proporcional ao total de candidatos negros inscritos por um partido ao parlamento. Mas, o TSE decidiu que as novas regras só serão válidas para as eleições de 2022.
A cientista política Layla Carvalho, professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, afirma que essas mudanças garantem mais diversidade na democracia brasileira.
Na eleição de 2018, apenas 15% dos deputados eleitos para Câmara Federal eram mulheres, sendo que 51% da população é feminina. Apenas 24% dos deputados federais se autodeclararam como negros ou pardos, sendo que representam 55% da população brasileira.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo