Justiça proíbe instituição privada de oferecer revalidação de diplomas

Ação foi movida pela Advocacia-Geral da União

Publicado em 23/09/2020 - 14:49 Por Anna Luísa Praser - Brasília

A AGU, a Advocacia-Geral da União, conseguiu suspender na Justiça um edital promovido por uma associação jurídica privada e que prometia revalidar diplomas de profissionais formados no exterior. 

O Icespe - Instituto Nacional de Convalidação do Ensino Estrangeiro -  estava promovendo o "Mais Revalida" e para esse processo, tentava fechar convênios com universidades públicas brasileiras. 

No Brasil, por lei, o processo de revalidação de diplomas do exterior deve ser feito exclusivamente por instituições públicas de ensino. De acordo com a AGU, a formação de convênios com associações particulares para esse fim usurpa funções. 

O Icespe já havia publicado um processo de avaliação que seria organizado para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, a Vunesp. No entanto, o Instituto não é universidade pública e nem instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação para fazer a revalidação de diploma estrangeiro.

Na ação protocolada pela AGU, além da suspensão do processo de revalidação, o órgão pediu que as inscrições no valor de R$1,6 mil fossem devolvidas e que eventuais prejuízos causados aos candidatos sejam indenizados. 

O pedido foi atendido pela 14ª vara da Seção Judicial do Distrito Federal. Na decisão, a procuradora Federal Mônica Luciana Kouri destacou que o edital suspenso é uma prática abusiva e ilegal que enganava o cidadão e o conduzia ao erro, além de representar um risco a saúde coletiva, ''caso a revalidação seja feita de forma indevida". 

Em nota publicada e assinada pelo presidente do Icespe, Emídio Antônio Ferrão no site da Fundação Vunesp, a associação comunicou a suspensão do edital do "Mais Revalida", em atendimento a decisão judicial na ação movida junto ao Inep, o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e a União Federal. 

Não há informações sobre a devolução de valores pagos a candidatos já inscritos. 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo