Por unanimidade, TRE do RJ aprova inelegibilidade do prefeito Crivella

Publicado em 24/09/2020 - 18:22 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, do Republicanos, foi declarado inelegível por unanimidade, nesta quinta-feira (24), na conclusão do julgamento, no Tribunal Regional Eleitoral. Na última terça-feira, a votação havia terminado em seis a zero, mas foi interrompida por um pedido de vista do desembargador Vitor Marcelo Rodrigues, que queria se inteirar da questão, pelo fato de ter sido nomeado há menos de um mês. Foi Rodrigues, o sétimo voto da Corte.

Crivella é alvo de ações que pedem sua inelegibilidade até 2026 por sua participação em dois eventos realizados em 2018. O primeiro deles foi um encontro com lideranças evangélicas, no Palácio da Cidade, quando Marcelo Crivella ofereceu aos pastores facilidades e benefícios.

O evento, chamado de “ Café da Comunhão”, ganhou as manchetes com o slogan "Fala com a Márcia", numa referência à servidora de carreira da prefeitura, colocada à disposição para furar fila de cirurgias em unidades de saúde municipais.

O outro evento foi um comício na quadra da escola de samba Estácio de Sá que, de acordo com as denúncias, foi usado para impulsionar candidaturas apoiadas por Crivella. Na plateia, servidores da Companhia de Limpeza Urbana, transportados em veículos da companhia. O aluguel do espaço também teria sido pago com dinheiro público.

Antes mesmo do resultado, Marcelo Crivella já havia dito que em caso de derrota, pretendia recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. O prefeito é candidato à reeleição e pode concorrer ao cargo até que todos os recursos estejam esgotados.


 
Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo