TSE faz acordo com Facebook, Instagram e WhatsApp contra fake news

Estarão disponíveis informações sobre eleições e segurança sanitária

Publicado em 30/09/2020 - 18:25 Por Deográcia Pinto - Brasília

Um acordo oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral com as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp vai permitir que os eleitores tenham acesso a uma série de recursos que serão disponibilizados por meio desses aplicativos para o combate à desinformação. Medidas de segurança sanitária durante as eleições municipais deste ano também estarão disponíveis nos aplicativos.

O objetivo pretendido pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e pelos representantes do Facebook, Instagram e WhatsApp é combater as informações falsas em tempos de pandemia.

O ministro Luís Roberto Barroso falou sobre a importância das parcerias para o Brasil e lamentou as vezes em que as redes sociais são usadas para disseminar informações falsas.

A secretária-geral do TSE, Aline Osório, ressaltou que a cooperação se apoia em três estratégias.

O diretor de Políticas Públicas do Facebook Brasil, Murillo Laranjeira, disse que as eleições são prioridade para o Facebook e para o Instagram.

O diretor de Políticas Públicas para WhatsApp no Facebook Brasil, Darío Dúrigan, destacou o lançamento do canal do TSE pelo aplicativo.

Durante a assinatura do acordo, a secretária-geral do TSE, Aline Osório, adiantou o lançamento da campanha #EuVotoSemFake e da página “Fato ou Boato”, uma parceria do Tribunal com instituições brasileiras de checagem. Ela anunciou também que o Tribunal também irá oficializar parcerias com outras plataformas.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo