TSE lança a campanha #EuVotoSemFake

A proposta é conscientizar os eleitores sobre a importância

Publicado em 29/09/2020 - 19:44 Por Gésio Passos - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral lançou nesta terça-feira (29) a campanha #EuVotoSemFake. A proposta do TSE é conscientizar os eleitores sobre a importância da divulgação de informações verdadeiras durante as eleições municipais deste ano.

Thiago Rondon, coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE, dá quatro sugestões aos eleitores para que o pleito não seja influenciado por notícias falsas.

Este ano o TSE terá como novidade um assistente virtual via plataforma Whatsapp para esclarecer diversas dúvidas sobre as eleições. O número do aplicativo será divulgado em breve.

Os eleitores também podem encaminhar ao Tribunal, pela internet ou pelo aplicativo Pardal, denúncias de desinformação, que serão apuradas..

Para Thiago, a solução passa pela participação dos eleitores no combate à desinformação.

O TSE mantém, desde 2019, um Programa de Enfrentamento à Desinformação. A iniciativa conta com 52 instituições parceiras, que se comprometeram a trabalhar para minimizar os efeitos negativos da desinformação.

Nas eleições de 2020, uma nova resolução do TSE determina que candidatos e partidos chequem a veracidade das informações antes de divulga-las. A medida prevê direito de resposta, sem prejuízo de eventual responsabilização penal do autor da informação falsa.
                                                       
O Tribunal ainda mantém um site para tirar dúvidas dos eleitores: justicaeleitoral.jus.br/desinformacao (sem o cedilha e o til)

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Anvisa autoriza testes com dose de reforço da vacina da Pfizer

Em nota, a Anvisa informou que o estudo deve avaliar o comportamento da vacina na terceira dose, e se há benefícios adicionais de uma eventual dose de reforço para além das que já estão sendo aplicadas.

Baixar arquivo
Geral

Entra em vigor lei sobre regras de reembolso de passagens aéreas

A legislação prevê o direito ao reembolso, ao crédito, à reacomodação ou à remarcação do voo, independentemente do meio de pagamento utilizado para a compra da passagem, se dinheiro, crédito, pontos ou milhas. 

Baixar arquivo
Cultura

Dia do Cinema Nacional: há 90 anos estreava o longa "Limite"

A data, 19 de junho, foi instituída pela Ancine por causa das primeiras imagens em movimento capturadas pelo italiano Afonso Segreto no Brasil em 1898

Baixar arquivo
Geral

Implementação de energias renováveis abre novas vagas de trabalho

Os desafios da transição energética e a busca por fontes de energia renováveis passam por processos de modernização no setor elétrico, com implicações no campo da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Doação de 500 peças sagradas para Museu da República é oficializada

As peças eram capturadas durante invasões violentas por parte do estado, principalmente nas primeiras décadas da República, entre os anos de 1920 e 1930. Ainda que a Carta Constitucional de 1891 já estabelecesse no Brasil o Estado laico e a liberdade de crença e culto.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina covid: Butantan e Fiocruz entregam mais de 7 milhões de doses

Nesta sexta-feira, O Instituto Butantan entregou ao Ministério da Saúde mais 2,2 milhões de doses da Coronavac para reforçar a campanha de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo