Julgamento sobre depoimento de Bolsonaro será na quinta-feira

Decisão é do presidente do STF; sessão é a última de Celso de Mello

Publicado em 05/10/2020 - 21:18 Por Victor Ribeiro - Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, marcou para esta quinta-feira o julgamento sobre o depoimento do presidente Jair Bolsonaro à Polícia Federal. Um inquérito investiga se tem fundamento uma declaração do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, de que Bolsonaro teria tentado interferir politicamente na PF.

A inclusão na pauta foi feita a pedido do ministro Celso de Mello, que é o relator da ação na Corte. Depois de 31 anos de atuação no Supremo, esta será a última sessão plenária do ministro. Na próxima terça-feira, dia 13, Celso de Mello vai se aposentar.

O depoimento do presidente seria tomado presencialmente, mas a Advocacia-Geral da União recorreu. Isso porque nas duas vezes em que o ex-presidente Michel Temer precisou prestar esclarecimentos, fez isso por escrito. O pedido é para que Bolsonaro tenha o mesmo direito.

O julgamento da ação da AGU começou no plenário virtual, que é uma plataforma online em que cada ministro envia seu voto. E o relator Celso de Mello pediu que a causa fosse levada ao plenário físico da Corte.

Também nessa segunda-feira, ele autorizou a Polícia Federal a prorrogar por mais 30 dias o prazo de conclusão dessa investigação. Este inquérito foi instaurado a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, para apurar se Sergio Moro disse a verdade sobre a conduta de Bolsonaro.

 

Ouça também:

Celso de Mello pede antecipação da aposentadoria

Marco Aurélio defende que Bolsonaro preste depoimento por escrito

Aras pede investigação das declarações de Sergio Moro sobre Bolsonaro

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo