Relator no Senado rebate críticas a Kássio Nunes Marques para o STF

Eduardo Braga elogiou trajetória profissional do desembargador

Publicado em 14/10/2020 - 14:05 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O relator no Senado da indicação de Kássio Nunes Marques ao Supremo Tribunal Federal rebateu críticas sobre o currículo do desembargador e elogiou trajetória profissional do magistrado.

O senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, apresentou nesta quarta-feira (14), o relatório da indicação de Kássio Nunes Marques para ocupar o lugar vago após a aposentadoria do ministro Celso de Mello. Kássio Nunes foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e aguarda a sabatina do Senado, marcada para o dia 21 de outubro.

No parecer sobre a indicação, Eduardo Braga, líder do MDB no Senado, rebateu críticas sobre o currículo do indicado ao Supremo. Veículos de imprensa reportaram supostas inconsistências no currículo do juiz, como uma pós-graduação na Universidade de La Coruña, na Espanha, que não teria confirmação.

Eduardo Braga destacou que as explicações complementares prestadas pelo indicado aos senadores afastam qualquer especulação sobre a boa-fé do desembargador. Braga afirma ainda que caso se verificasse alguma inconsistência concreta o que, segundo o senador, não ocorreu, isso influenciaria muito pouco no exame dos requisitos necessários para ocupar uma vaga no Supremo.

O senador Eduardo Braga elogiou a trajetória profissional do indicado que, atualmente, é desembargador do TRF1, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e destacou algumas decisões que considera emblemáticas, como a que suspendeu, em 2018, uma ordem judicial que proibia o registro de produtos com glifosato ou abamectina, substâncias usadas em agrotóxicos.

Braga ainda destacou uma decisão do desembargador que, também em 2018, suspendeu a proibição do ingresso de imigrantes venezuelanos no Brasil e outra decisão que derrubou uma liminar que obrigava a desocupação, em território indígena, de dois mil e 500 moradores não índios da comunidade Jarudore, no municípios de Poxoré, em Mato Grosso, localizada .

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo