Relator no Senado rebate críticas a Kássio Nunes Marques para o STF

Eduardo Braga elogiou trajetória profissional do desembargador

Publicado em 14/10/2020 - 14:05 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O relator no Senado da indicação de Kássio Nunes Marques ao Supremo Tribunal Federal rebateu críticas sobre o currículo do desembargador e elogiou trajetória profissional do magistrado.

O senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, apresentou nesta quarta-feira (14), o relatório da indicação de Kássio Nunes Marques para ocupar o lugar vago após a aposentadoria do ministro Celso de Mello. Kássio Nunes foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e aguarda a sabatina do Senado, marcada para o dia 21 de outubro.

No parecer sobre a indicação, Eduardo Braga, líder do MDB no Senado, rebateu críticas sobre o currículo do indicado ao Supremo. Veículos de imprensa reportaram supostas inconsistências no currículo do juiz, como uma pós-graduação na Universidade de La Coruña, na Espanha, que não teria confirmação.

Eduardo Braga destacou que as explicações complementares prestadas pelo indicado aos senadores afastam qualquer especulação sobre a boa-fé do desembargador. Braga afirma ainda que caso se verificasse alguma inconsistência concreta o que, segundo o senador, não ocorreu, isso influenciaria muito pouco no exame dos requisitos necessários para ocupar uma vaga no Supremo.

O senador Eduardo Braga elogiou a trajetória profissional do indicado que, atualmente, é desembargador do TRF1, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e destacou algumas decisões que considera emblemáticas, como a que suspendeu, em 2018, uma ordem judicial que proibia o registro de produtos com glifosato ou abamectina, substâncias usadas em agrotóxicos.

Braga ainda destacou uma decisão do desembargador que, também em 2018, suspendeu a proibição do ingresso de imigrantes venezuelanos no Brasil e outra decisão que derrubou uma liminar que obrigava a desocupação, em território indígena, de dois mil e 500 moradores não índios da comunidade Jarudore, no municípios de Poxoré, em Mato Grosso, localizada .

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo