Kássio Nunes Marques tem primeiro julgamento no STF
O novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, participou nessa terça-feira do primeiro julgamento na Corte. Foi na Segunda Turma do Supremo. Logo no começo da sessão, o presidente da turma, ministro Gilmar Mendes, fez um rápido discurso, em que destacou o currículo de Kássio Nunes Marques e desejou as boas-vindas.
Os demais ministros da Segunda Turma, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Ricardo Lewandowski, também deram as boas-vindas a Nunes Marques. Em seguida, foi a vez de o estreante falar.
Ele lembrou que os ministros da Segunda Turma foram os primeiros a telefonar para ele, logo após a indicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro, em setembro. Marques afirmou que o apoio dos colegas foi importante enquanto se preparava para a sabatina no Senado que, em outubro, aprovou a indicação.
Na cerimônia de posse, na quinta-feira passada, não houve discurso. Nessa terça, Nunes Marques aproveitou o breve discurso para revelar um aspecto da própria personalidade.
Entre os processos da pauta da Turma estava a condenação do ex-senador Valdir Raupp, do MDB de Rondônia, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Por três votos a dois, os ministros definiram a pena de Raupp em 7 anos e 6 meses, em regime semiaberto. Como o ministro Celso de Mello já tinha votado, Nunes Marques, que entrou na vaga deixada por ele, não participou do julgamento desse caso.