STF dá 48h para Anvisa informar sobre CoronaVac e outras vacinas

Decisão de Lewandowski é em processo que exige plano de imunização

Publicado em 10/11/2020 - 22:13 Por Renata Martins - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski deu 48 horas para que a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informe o estágio de aprovação da CoronaVac e das demais vacinas contra a Covid-19 em testes no Brasil.

Lewandowski também quer saber quais os critérios utilizados para proceder estudos e experimentos das vacinas.

A decisão ocorre um dia depois da Anvisa suspender os testes da vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Ao justificar a medida, Lewandowski citou o artigo 196 da Constituição Federal, segundo o qual a “saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco à doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”.

A decisão dessa terça-feira foi dada em um processo protocolado pela Rede Sustentabilidade no final de outubro, no qual o partido requer que o governo federal apresente um plano de vacinação.

De acordo com a Rede, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental foi motivada pela afirmação do presidente Jair Bolsonaro de que o Brasil não irá adquirir a vacina chinesa e também que a vacinação contra a Covid-19 não será obrigatória no país.

 

Ouça também:

Butantan: morte de voluntário da CoronaVac não tem relação com vacina

Anvisa mantém suspensão de testes da Coronavac

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo