Crivella já cumpre prisão domiciliar

Ele foi preso na terça por suspeita de corrupção na prefeitura do Rio

Publicado em 24/12/2020 - 10:25 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Depois de muitas idas e vindas jurídicas, o prefeito afastado do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella está agora em prisão domiciliar. Ele deixou o presídio de Benfica na noite dessa quarta-feira (23), e já dormiu na sua casa, na Barra da Tijuca.

Preso na terça-feira (22), acusado de receber propinas de empresários que tinham contratos com a prefeitura, Crivella obteve o pedido da prisão domiciliar após uma decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, dada na noite do mesmo dia. Martins considerou que o prefeito, de 63 anos, faz parte do grupo de risco para a covid-19. Mas, nessa quarta-feira, o desembargador de plantão do Tribunal de Justiça do Rio, Joaquim Domingos de Almeida Neto, que deveria assinar o alvará de soltura, repassou a função para a desembargadora Rosa Helena Guita, relatora do processo.

A desembargadora, por sua vez, também não liberou Crivella imediatamente. À tarde, determinou que policiais fossem à residência do prefeito afastado para recolher telefones, computadores e outros equipamentos eletrônicos, e para fazer o corte de linhas telefônicas e de internet. Marcelo Crivella está proibido de manter contato com terceiros, exceto familiares próximos, profissionais de saúde e advogados.

A demora levou a defesa de Crivella a reclamar com o STJ, o que provocou uma nova decisão do ministro Humberto Martins, e a soltura imediata dele. O presidente da Corte decidiu que o Tribunal de Justiça deve prestar esclarecimentos, no prazo de 48 horas, sobre o não cumprimento imediato da sua primeira liminar.

Crivella foi detido a 9 dias de concluir o seu mandato, em um desdobramento da investigação que apura a existência de um QG da propina na prefeitura do Rio.

De acordo com o Ministério Público Estadual, um empresário, apontado como homem forte dele dentro do executivo municipal, organizava o pagamento de propina de empresários que queriam firmar contratos ou negociar dívidas. Parte dessa quantia era repassada ao próprio prefeito. O esquema, que estaria ativo desde a campanha de Crivella para a prefeitura em 2016, teria arrecadado pelo menos R$ 50 milhões.

 



 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Políticos repercutem a morte de Marco Maciel, aos 80 anos

Morreu neste sábado (12), o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, aos 80 anos, em Brasília.

O político, nascido em Pernambuco, esteve no cargo entre 1995 e 2002, eleito junto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele era filiado ao PFL, hoje DEM.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: São Luís é 1ª capital a vacinar pessoas com 29 anos ou mais

São Luís é a primeira capital do país a vacinar pessoas a partir de 29 anos sem comorbidades contra a covid-19.

Até domingo (13), será feito um mutirão para acelerar o ritmo da vacinação, conforme anunciou em redes sociais o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Baixar arquivo
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo