MP pede na Justiça prisão de prefeito e secretária de Saúde de Manaus

Alegação é de irregularidades na vacinação contra covid-19

Publicado em 28/01/2021 - 10:55 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Ministério Público do Estado do Amazonas vai pedir à Justiça para anular uma decisão do desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, do Tribunal de Justiça amazonense. O Gaeco, Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público, pediu na tarde da segunda-feira (25) a prisão e o afastamento do cargo do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe. Os dois são investigados por causa de denúncias de irregularidades na vacinação contra covid-19.

O desembargador, responsável pelo plantão judiciário, levou dois dias até decidir encaminhar a ação para a Justiça Federal.

O promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, do Gaeco, avalia que a demora foi decisiva para que a ação, sigilosa, vazasse na internet.

Em nota, o prefeito de Manaus, David Almeida, chamou a atuação do Ministério Público de “ilegal e arbitrária”. E disse que "ingressará com as medidas cabíveis contra os responsáveis".

Além dele e da secretária municipal de Saúde, o Ministério Público também pediu o afastamento do cargo de outras 20 pessoas, entre secretários, subsecretários, médicos e assessores da prefeitura de Manaus. Os promotores querem que os 22 suspeitos sejam impedidos de frequentar as instalações da prefeitura.

De acordo com o promotor Armando Gurgel Maia, eles teriam furado ou permitido que outras pessoas furassem a fila da vacinação.

Sobre a falta de oxigênio nos hospitais do Amazonas, o procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou nessa quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal. Aras pediu que a corte suspenda parte da decisão liminar que obriga o governo do estado a fornecer o gás para o hospital particular da Unimed de Manaus.

O PGR afirma que é preciso encontrar uma solução equilibrada para proteger vidas sem comprometer a rede pública de saúde. Para Augusto Aras, a obrigação do suporte para os hospitais privados pode resultar no desabastecimento do Sistema Único de Saúde. O caminho apontado pelo procurador-geral seria o Supremo determinar que, no Hospital Unimed de Manaus, o governo do Amazonas se responsabilize apenas pelo oxigênio dos pacientes em situação mais grave.

 

Últimas notícias
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo