Covid-29: em Manaus, quem furou fila não receberá 2ª dose da vacina

Decisão foi reforçada pela Justiça Federal no Amazonas

Publicado em quinta-feira, 18 Fevereiro, 2021 - 14:20 Por Maíra Heinen - Brasília

A Justiça Federal no Amazonas reforçou que está proibida a 2ª dose para os chamados “fura filas” da vacina, em Manaus.

A juíza Jaiza Fraxe se manifestou sobre as justificativas e pedidos feitos pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe e pela advogada Tamyres Albuquerque, para tomarem a 2ª dose da vacina. Elas foram vacinadas indevidamente, pois não são consideradas profissionais de linha de frente.

Na decisão, a juíza destacou que o que se viu, publicamente, foram pessoas que não obedeceram a ordem judicial e tomaram a 2ª dose como se nada tivesse acontecido.

A secretária municipal de saúde informou na ação judicial que tomaria a segunda dose porque, com a chegada de mais um lote de vacinas no dia 8 de fevereiro, todos os grupos de trabalhadores de saúde passariam a ser vacinados, sem distinção.

Já a advogada Tamyres Albuquerque pediu autorização para tomar a segunda dose porque, em relação à primeira, foi informada pela equipe de vacinação da Prefeitura que ela seria aplicada a todos os trabalhadores da saúde da unidade sem qualquer distinção. No pedido, ela justifica a necessidade de tomar a segunda dose, mesmo não fazendo mais parte do critério de prioridade, por entender que não agiu de má-fé e sim por erro da Prefeitura de Manaus.

A juíza alertou que para quem tomou as vacinas indevidamente, restam as penalidades futuras e que não terão o direito ao esquecimento, conforme decisão recente do Supremo Tribunal Federal.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo