Covid-29: em Manaus, quem furou fila não receberá 2ª dose da vacina

Decisão foi reforçada pela Justiça Federal no Amazonas

Publicado em 18/02/2021 - 14:20 Por Maíra Heinen - Brasília

A Justiça Federal no Amazonas reforçou que está proibida a 2ª dose para os chamados “fura filas” da vacina, em Manaus.

A juíza Jaiza Fraxe se manifestou sobre as justificativas e pedidos feitos pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe e pela advogada Tamyres Albuquerque, para tomarem a 2ª dose da vacina. Elas foram vacinadas indevidamente, pois não são consideradas profissionais de linha de frente.

Na decisão, a juíza destacou que o que se viu, publicamente, foram pessoas que não obedeceram a ordem judicial e tomaram a 2ª dose como se nada tivesse acontecido.

A secretária municipal de saúde informou na ação judicial que tomaria a segunda dose porque, com a chegada de mais um lote de vacinas no dia 8 de fevereiro, todos os grupos de trabalhadores de saúde passariam a ser vacinados, sem distinção.

Já a advogada Tamyres Albuquerque pediu autorização para tomar a segunda dose porque, em relação à primeira, foi informada pela equipe de vacinação da Prefeitura que ela seria aplicada a todos os trabalhadores da saúde da unidade sem qualquer distinção. No pedido, ela justifica a necessidade de tomar a segunda dose, mesmo não fazendo mais parte do critério de prioridade, por entender que não agiu de má-fé e sim por erro da Prefeitura de Manaus.

A juíza alertou que para quem tomou as vacinas indevidamente, restam as penalidades futuras e que não terão o direito ao esquecimento, conforme decisão recente do Supremo Tribunal Federal.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo