Enfermeira que simulou vacina em idoso em Niterói é indiciada

Este é 1º indiciamento envolvendo a chamada "vacina de vento"

Publicado em 18/02/2021 - 13:19 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

A técnica de enfermagem que simulou ter aplicado a vacina contra covid-19 em um idoso no município de Niterói, na região metropolitana do Rio, foi indiciada por peculato e infração de medida sanitária preventiva.

O caso passou a ser investigado pela Polícia Civil após a família do idoso postar o vídeo nas redes sociais, mostrando o momento da vacinação em que a agulha é injetada, mas sem que a profissional pressionasse o embolo da seringa.

Apesar de outros casos parecidos que ganharam repercussão desde o início da campanha de vacinação, esse foi o primeiro indiciamento problemas desse tipo. No vídeo, a família pergunta se de fato a vacina foi aplicada.

A situação ocorreu no posto drive thru montado pela prefeitura para a imunização dos idosos no campus da Universidade Federal Fluminense, na última sexta-feira.

A técnica de enfermagem prestou depoimento nesta semana e, segundo a Polícia Civil, não conseguiu apresentar argumentos que justifiquem a suposta falha.// A suspeita é de desvio da dose, já que a seringa com o imunizante não foi encontrada.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que a profissional já está desligada do quadro de funcionários e que o caso foi denunciado ao Conselho Regional de Enfermagem. A secretaria disse também que a família do idoso foi imediatamente contactada e ele recebeu a vacina no mesmo dia.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Atlético (MG), Fortaleza e Flamengo se classificam na Copa do Brasil

Copa do Brasil: o Atlético Mineiro garantiu vaga nas semifinais ao bater o Fluminense por 1 a 0 e vai encarar o Fortaleza que venceu o São Paulo por 3 a 1. O Flamengo, no Maracanã com público, venceu o Grêmio por 2 a 0, está classificado e vai enfrentar a equipe do Athletico Paranaense.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto do novo Código Eleitoral

A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada desta quinta-feira, a votação do Projeto de Lei Complementar do novo Código Eleitoral. O texto agora segue para análise do Senado.

Baixar arquivo
Esportes

Confederação Brasileira de Vôlei anuncia mudanças no calendário

O calendário voltará a ser anual, com todas as competições tendo início e fim dentro do mesmo ano.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Civil faz operação contra quadrilha de agiotagem e extorsão

A ação é liderada pela 76ª Delegacia de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. As investigações duraram um ano. Os investigadores calculam que o grupo lucrou mais de R$ 70 milhões.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim InfoGripe apresenta queda em casos de SRAG no Brasil

O estudo também mostrou sinal de estabilidade no curto prazo. A maior parte dos casos da Síndrome atualmente está associada às infecções por covid-19. A análise compreende o período de 5 a 11 de setembro. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Serpro divulga os vencedores da hackathon Rede Mais Brasil

O Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, apresentou os campeões do hackathon Rede Mais Brasil. É uma maratona de hackers para melhorar os sistemas de informática do governo federal.

Baixar arquivo