Prefeito de Pacaraima é investigado por desvio de recursos

Investigações apontam para superfaturamento em contratos

Publicado em 24/02/2021 - 10:24 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O prefeito de Pacaraima, em Roraima, Luciano Torquato, do Republicanos, está sendo investigado por suspeita de ter desviado recursos da educação e combate à covid-19 do município.

De acordo com a investigação da Polícia Federal, os desvios podem chegar a R$ 10 milhões do caixa da prefeitura. A cidade tem pouco mais de 4,5 mil habitantes.

Há suspeita de irregularidades em mais de 20 licitações entre 2019 e 2020, como superfaturamento nos contratos e uso dos equipamentos e servidores da prefeitura para executar serviços que deveriam ser feitos por empresas privadas contratadas pela administração municipal.

As investigações indicam que o dinheiro que deveria ter sido destinado para custear ações de combate ao novo Coronavírus foi desviado para uma rede de postos de combustíveis na capital do estado, Boa Vista. Essa rede também teria recebido recursos que seriam do Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, e do programa Criança Feliz, voltado para atender crianças na primeira infância.

Durante uma operação da Polícia Federal, nessa terça-feira (23), foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em Pacaraima e em Boa Vista.

Em nota, a prefeitura de Pacaraima informa que foi surpreendida com ação da Polícia Federal. A nota diz ainda que o Inquérito Policial corre em segredo de justiça, o que dificulta ao município de Pacaraima emitir qualquer juízo de valor contrário ao que restou divulgado, entretanto, esclarece que está à disposição da justiça para demonstrar a inexistência de práticas ilegais de seus agentes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo