Prefeito de Pacaraima é investigado por desvio de recursos

Investigações apontam para superfaturamento em contratos

Publicado em 24/02/2021 - 10:24 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O prefeito de Pacaraima, em Roraima, Luciano Torquato, do Republicanos, está sendo investigado por suspeita de ter desviado recursos da educação e combate à covid-19 do município.

De acordo com a investigação da Polícia Federal, os desvios podem chegar a R$ 10 milhões do caixa da prefeitura. A cidade tem pouco mais de 4,5 mil habitantes.

Há suspeita de irregularidades em mais de 20 licitações entre 2019 e 2020, como superfaturamento nos contratos e uso dos equipamentos e servidores da prefeitura para executar serviços que deveriam ser feitos por empresas privadas contratadas pela administração municipal.

As investigações indicam que o dinheiro que deveria ter sido destinado para custear ações de combate ao novo Coronavírus foi desviado para uma rede de postos de combustíveis na capital do estado, Boa Vista. Essa rede também teria recebido recursos que seriam do Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, e do programa Criança Feliz, voltado para atender crianças na primeira infância.

Durante uma operação da Polícia Federal, nessa terça-feira (23), foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em Pacaraima e em Boa Vista.

Em nota, a prefeitura de Pacaraima informa que foi surpreendida com ação da Polícia Federal. A nota diz ainda que o Inquérito Policial corre em segredo de justiça, o que dificulta ao município de Pacaraima emitir qualquer juízo de valor contrário ao que restou divulgado, entretanto, esclarece que está à disposição da justiça para demonstrar a inexistência de práticas ilegais de seus agentes.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo