Eduardo Cunha tem prisão preventiva revogada pelo TRF4

Processo é relacionado à operação Lava Jato

Publicado em 28/04/2021 - 18:24 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4), revogou, nesta quarta-feira (28), a prisão do ex-deputado federal Eduardo Cunha, réu em processos relacionados à operação Lava Jato.  Na decisão, os desembargadores revogaram a prisão preventiva que havia sido decretada em outubro de 2016 pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

A 8ª Turma do TRF4 determinou a retirada da tornozeleira eletrônica, mas manteve a proibição de Cunha, que tem cidadania italiana, de sair do Brasil. Com a decisão, ex-deputado federal terá que entregar todos os seus passaportes à Justiça.

A decisão de revogar a prisão preventiva do ex-deputado, que foi unânime no Tribunal, atendeu a um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Cunha.

Em nota, a defesa disse que a decisão faz justiça ao ex-presidente da Câmara dos Deputados. Ainda em nota, os advogados de Cunha, Ticiano Figueiredo, Pedro Ivo Velloso, Rafael Guedes e Délio Lins e Silva, ressaltam que o resultado mostra que as operações da Lava Jato não podem ser baseadas em presunções como forma de fundamentar prisões preventivas e que as regras do processo devem valer para todos: investigados, investigadores e juízes.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economia

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
Geral

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo