Justiça autoriza volta às aulas presenciais na cidade do Rio

Sindicato dos professores criticou a decisão

Publicado em 06/04/2021 - 18:06 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um dia após decisão liminar da Justiça Estadual suspender a volta às aulas presenciais nas redes pública e privada da capital fluminense, a medida foi revogada. O pedido de suspensão da liminar, apresentado pela Procuradoria-Geral do Município do Rio de Janeiro, que impedia a retomada das atividades, foi aceito pela Justiça. Com isso, as aulas já podem recomeçar nesta quarta-feira (7).

A decisão, porém, não agradou aos representantes dos profissionais de educação. Para o presidente do Sinpro, Sindicato dos Professores do Município, Osvaldo Teles, a medida é inaceitável e arriscada.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos De Andrade Figueira, foi quem autorizou a retomada. O magistrado concordou com as alegações do município, de que a decisão quanto ao funcionamento de creches, escolas, estabelecimentos de ensino e congêneres, sejam públicos ou privados, compete ao Executivo, não sendo atribuição do Judiciário interferir.

Para o desembargador, a urgência das medidas liminares exige ações coordenadas, conforme as peculiaridades de cada localidade, visando a prevenção e contenção de riscos e danos à saúde pública.

Andrade Figueira acrescentou que o controle judicial de políticas públicas deve ser uma medida de caráter excepcional com obediência à separação dos poderes. Ele informou que o município adotou o Protocolo Sanitário de Prevenção à Covid-19 para o retorno presencial, com procedimentos a serem adotados desde a chegada dos alunos na unidade escolar. O desembargador lembrou ainda que os pais podem escolher se deixam ou não seus filhos frequentarem as aulas.

Já a Prefeitura do Rio informou em nota que a volta das atividades presenciais segue o cumprimento de todos os protocolos sanitários, e ainda conta com o aval do Comitê Científico.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo