MP do Pará pede afastamento do governador Helder Barbalho

Publicado em 01/04/2021 - 14:35 Por Maíra Heinen - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério Público do Pará pediu o afastamento do governador do estado, Helder Barbalho, além de indenização por danos morais coletivos contra outras nove pessoas, por improbidade administrativa.

Segundo o MP, houve contratação irregular da empresa SKN do Brasil importação e exportação de eletrônicos para a compra de bombas de infusão, aquele tipo de aparelho hospitalar utilizado para inserir medicação ou nutrientes diretamente na veia do paciente. O valor gasto para esta aquisição foi de R$ 8,4 milhões referentes a 1.600 bombas.

No processo, consta que a contratação da SKN ocorreu sem licitação, e que o governo do Pará aceitou proposta com preço acima do esperado. Ação também destaca que a empresa recebeu metade do valor, ou seja, 4 milhões e 200 mil reais, de forma antecipada e sem nenhuma contrapartida como garantia.

Ao final, segundo a ação do Ministério Público, a SKN do Brasil entregou 1.580 aparelhos – 20 a menos do que o contratado – e fora do prazo estabelecido, causando um prejuízo de mais de 3 milhões e quinhentos mil reais aos cofres públicos.

Em nota, o governo paraense afirma que recebeu com surpresa a ação do MP. Alega que as bombas de infusão citadas estão em perfeito uso há mais de um ano, na rede estadual, sem qualquer questionamento. Destaca ainda que o próprio Ministério Público do Pará, em 2ª instância, se manifestou favoravelmente ao crédito da empresa SKN pela entrega regular das bombas de infusão e que a ação se trata de perseguição do procurador-geral ao governo do estado.

A reportagem não conseguiu contato com a SKN importação e exportação.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Leila Santos

Últimas notícias
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo