MPRJ cria grupo para receber denúncia de abuso em operações em favelas

Atuação será em regime de plantão contínuo e sem interrupção

Publicado em 23/04/2021 - 12:14 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) vai atuar em regime de plantão contínuo e sem interrupção para atender as denúncias de moradores de favelas sobre ocorrências durante operações policiais nas comunidades.

As ações serão coordenadas por um Grupo Temático Temporário, criado nesta sexta-feira (23), para acompanhar o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em junho do ano passado, proibiu a realização de operações em comunidades no Rio durante a pandemia, com exceção de ações devidamente justificadas por escrito pela autoridade competente ao Ministério Público.

A determinação do STF quer reduzir a letalidade e a violência policial no estado. Em 2017, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil pelas mortes de 13 jovens durante operações policiais na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão.

O procurador-geral de Justiça do estado, Luciano Matos, reconheceu que há um problema estrutural, histórico, complexo e sensível, e que somente será resolvido com a participação de toda a sociedade para a implementação de mudanças na atuação das forças de segurança. O MP vai atuar em conjunto com o Judiciário, a Defensoria, representantes da sociedade civil e com o executivo estadual.

Os moradores das favelas poderão encaminhar as denúncias de forma remota, mas os promotores poderão se deslocar para os locais em urgência. Segundo o MP, a estruturação do grupo estará definida nos próximos dias, quando serão divulgados todos os contatos.

Edição: Paula de Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Segurança

Policiais são presos por relação com milícias no Rio de Janeiro

Sete pessoas foram presas nesta sexta-feira (20) em uma operação contra agentes públicos apontados como cúmplices da milícia que atua no estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Política

Bilionário Elon Musk se encontra com Bolsonaro no interior de SP

O empresário chegou de manhã à cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Baixar arquivo
Saúde

OMS alerta sobre riscos da substituição do leite materno por fórmulas

Entidades internacionais irão lançar uma campanha para intensificar a proibição do uso de marketing na venda desses produtos, que só devem ser consumidos em caso de orientação médica

Baixar arquivo
Política

Governo federal regulamenta regras do mercado de baixo carbono

O texto estabelece procedimentos para a elaboração de planos com metas de redução gradativa de emissão de gases do efeito estufa decorrentes da ação humana.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz: cobertura da terceira dose da vacina segue abaixo da média

O cenário atual ainda é motivo de preocupação diante da falta de incentivo do uso de máscaras como medida de proteção coletiva e a não obrigatoriedade do passaporte vacinal.

Baixar arquivo
Política

Ministério da Infraestrutura anuncia investimentos em ferrovias

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, anunciou investimentos de R$ 150 bilhões nos próximos anos para a reestruturação do setor ferroviário no país.

Baixar arquivo