MPRJ cria grupo para receber denúncia de abuso em operações em favelas

Atuação será em regime de plantão contínuo e sem interrupção

Publicado em 23/04/2021 - 12:14 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) vai atuar em regime de plantão contínuo e sem interrupção para atender as denúncias de moradores de favelas sobre ocorrências durante operações policiais nas comunidades.

As ações serão coordenadas por um Grupo Temático Temporário, criado nesta sexta-feira (23), para acompanhar o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em junho do ano passado, proibiu a realização de operações em comunidades no Rio durante a pandemia, com exceção de ações devidamente justificadas por escrito pela autoridade competente ao Ministério Público.

A determinação do STF quer reduzir a letalidade e a violência policial no estado. Em 2017, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil pelas mortes de 13 jovens durante operações policiais na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão.

O procurador-geral de Justiça do estado, Luciano Matos, reconheceu que há um problema estrutural, histórico, complexo e sensível, e que somente será resolvido com a participação de toda a sociedade para a implementação de mudanças na atuação das forças de segurança. O MP vai atuar em conjunto com o Judiciário, a Defensoria, representantes da sociedade civil e com o executivo estadual.

Os moradores das favelas poderão encaminhar as denúncias de forma remota, mas os promotores poderão se deslocar para os locais em urgência. Segundo o MP, a estruturação do grupo estará definida nos próximos dias, quando serão divulgados todos os contatos.

Edição: Paula de Castro/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Tanqueiros encerram greve em MG, SP e RJ

A paralisação dos tanqueiros, transportadores de combustíveis e derivados de petróleo, iniciada nessa quinta-feira (21) e encerrada hoje, afetou a distribuição de combustíveis em três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Política

Brasil participa do G20 que vai tratar de assuntos como saúde global

O G20 se encontra nos dias 30 e 31, em Roma, na Itália. O Brasil vai tratar como prioridades temas nas áreas da saúde, tecnologia, produção de energia e meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Atletas paralímpicos são homenageados no Rio

Dezessete atletas paralímpicos, que nasceram ou treinam no Rio,  receberam homenagem , nesta sexta-feira, pela participação nos Jogos de Tóquio.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro afirma que tem absoluta confiança em Paulo Guedes

O presidente Jair Bolsonaro disse nessa sexta-feira que seu governo não fará nenhuma aventura na economia e afirmou que tem absoluta confiança no ministro, Paulo Guedes.

Baixar arquivo
Economia

Municípios do RJ investiram apenas 2,7% do orçamento, afirma Firjan

O resultado é de um estudo da Firjan, Federação das Indústrias do Estado, que analisou dados de mais de 5.200 cidades brasileiras.

Baixar arquivo
Esportes

Rio é escolhido como principal viagem esportiva da América do Sul

O anúncio foi feito, em Londres, pelo World Travel Awards, iniciativa global que reconhece a excelência em viagens e turismo mundo afora.

Baixar arquivo