MPRJ cria grupo para receber denúncia de abuso em operações em favelas

Atuação será em regime de plantão contínuo e sem interrupção

Publicado em 23/04/2021 - 12:14 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) vai atuar em regime de plantão contínuo e sem interrupção para atender as denúncias de moradores de favelas sobre ocorrências durante operações policiais nas comunidades.

As ações serão coordenadas por um Grupo Temático Temporário, criado nesta sexta-feira (23), para acompanhar o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em junho do ano passado, proibiu a realização de operações em comunidades no Rio durante a pandemia, com exceção de ações devidamente justificadas por escrito pela autoridade competente ao Ministério Público.

A determinação do STF quer reduzir a letalidade e a violência policial no estado. Em 2017, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil pelas mortes de 13 jovens durante operações policiais na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão.

O procurador-geral de Justiça do estado, Luciano Matos, reconheceu que há um problema estrutural, histórico, complexo e sensível, e que somente será resolvido com a participação de toda a sociedade para a implementação de mudanças na atuação das forças de segurança. O MP vai atuar em conjunto com o Judiciário, a Defensoria, representantes da sociedade civil e com o executivo estadual.

Os moradores das favelas poderão encaminhar as denúncias de forma remota, mas os promotores poderão se deslocar para os locais em urgência. Segundo o MP, a estruturação do grupo estará definida nos próximos dias, quando serão divulgados todos os contatos.

Edição: Paula de Castro/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Vôlei masculino: Brasil perde para o Comitê Russo

Em dia infeliz, a seleção brasileira masculina de vôlei perdeu nesta quarta-feira (28) para o Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/20.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: inflação da indústria tem alta de 1,31% em junho

Com o resultado, o acumulado no ano atingiu 19,11%, maior patamar para o período de toda a série histórica, iniciada em 2014. A alta acumulada em 12 meses também foi recorde: 36,81%.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: grávidas e puérperas em Pernambuco receberão 2ª dose da Pfizer

A recomendação partiu do Ministério da Saúde e foi confirmada pelo Comitê Técnico para Vacinação do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer deve entregar 2 milhões de vacinas nesta semana

Ontem mais 1 milhão de doses chegaram no aeroporto de Campinas, em São Paulo. Com esse lote, a farmacêutica já entregou ao Plano Nacional de Vacinação (PNI) mais de 24 milhões das 200 milhões de doses.

Baixar arquivo
Geral

Massa de ar frio pode provocar até registro de neve no país

Apenas a região Nordeste não está na rota da massa de ar frio. Frente fria vai despencar as temperaturas em grande parte do país, provocando chuvas, geadas, temperaturas negativas e até um possível registro de neve.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Projeto Baleia Jubarte protege animais e promove turismo na Bahia

De julho a novembro, as baleias jubarte podem ser vistas no litoral da Bahia. Chegam para a reprodução.

Baixar arquivo