Pandemia: STF retoma nesta quinta julgamento sobre abertura de templos

Publicado em 07/04/2021 - 20:51 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento de uma ação contra o decreto do estado de São Paulo que determinou o fechamento de templos religiosos, devido ao agravamento da pandemia de covid-19. Na ação, o partido PSD afirma que a medida viola a liberdade de culto, que é um princípio fundamental da Constituição.

Na primeira sessão de julgamento, nessa quarta-feira, o advogado-geral da União, André Mendonça, afirmou que o decreto é desproporcional. E que missas e cultos presenciais são essenciais para a manifestação da fé.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, sugeriu o funcionamento parcial dos templos religiosos. E justificou que, em algumas situações, só as igrejas conseguem garantir direitos que os governos não conseguem.

A Corte ouviu também especialistas. O advogado Paulo Iotti, que representou o partido Cidadania, ressaltou que o decreto proíbe reuniões. Entre elas os cultos religiosos. E avaliou que reabrir somente igrejas seria uma forma de discriminação.

O único a votar nessa quarta foi o relator, Gilmar Mendes. Ele já havia concedido uma decisão liminar reconhecendo a autonomia do governo do estado. Durante o voto, o ministro defendeu esse tipo de decreto.

O julgamento será retomado com o voto do ministro Kássio Nunes Marques, que, no último sábado, suspendeu um decreto semelhante da prefeitura de Belo Horizonte, que proibia os eventos religiosos de forma presencial.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Raquel Mariano

Últimas notícias
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga o caso da mulher que levou cadáver do tio ao banco

Funcionários do banco desconfiaram que o homem estava morto na cadeira de rodas e chamaram o SAMU, que confirmou o óbito. O caso aconteceu em Bangu, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Em participação numa audiência do Senado, o cacique Carlos Henrique, da aldeia Aterradinho, pediu que o estatuto tenha “um olhar mais direito à população pantaneira, que sãos os indígenas e ribeirinhos”. Os Guatós pedem que o estatuto inclua estudos antropológicos para a regularização fundiária.

Baixar arquivo