Pandemia: STF retoma nesta quinta julgamento sobre abertura de templos

Publicado em 07/04/2021 - 20:51 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento de uma ação contra o decreto do estado de São Paulo que determinou o fechamento de templos religiosos, devido ao agravamento da pandemia de covid-19. Na ação, o partido PSD afirma que a medida viola a liberdade de culto, que é um princípio fundamental da Constituição.

Na primeira sessão de julgamento, nessa quarta-feira, o advogado-geral da União, André Mendonça, afirmou que o decreto é desproporcional. E que missas e cultos presenciais são essenciais para a manifestação da fé.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, sugeriu o funcionamento parcial dos templos religiosos. E justificou que, em algumas situações, só as igrejas conseguem garantir direitos que os governos não conseguem.

A Corte ouviu também especialistas. O advogado Paulo Iotti, que representou o partido Cidadania, ressaltou que o decreto proíbe reuniões. Entre elas os cultos religiosos. E avaliou que reabrir somente igrejas seria uma forma de discriminação.

O único a votar nessa quarta foi o relator, Gilmar Mendes. Ele já havia concedido uma decisão liminar reconhecendo a autonomia do governo do estado. Durante o voto, o ministro defendeu esse tipo de decreto.

O julgamento será retomado com o voto do ministro Kássio Nunes Marques, que, no último sábado, suspendeu um decreto semelhante da prefeitura de Belo Horizonte, que proibia os eventos religiosos de forma presencial.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Raquel Mariano

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: Brasil já aplicou mais de 32 milhões de doses de vacina

Até este sábado (17), foram mais de 32 milhões de doses de vacina contra a covid-19. 24 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose e mais de 8 milhões, a segunda dose.

Baixar arquivo
Geral

Fiscalização impede festa para 500 pessoas no Recreio, bairro do Rio

Desde que novo decreto foi publicado, a prefeitura da capital já registrou mais de 13 mil autuações, multando 624 estabelecimentos e ambulantes e fechando 185.

Baixar arquivo
Geral

Nova rodada do auxílio emergencial foi paga hoje

O dinheiro só pode ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem. Para sacar valor em espécie ou transferir para conta-corrente, é preciso aguardar de duas a quatro semanas.

Baixar arquivo
Geral

Menino de oito anos é baleado na cabeça no Rio; estado é grave

Kaio Guilherme Barauna está internado no Hospital Municipal Pedro II. De acordo com familiares, a criança participava de uma comemoração, quando foi atingida.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Saúde alerta para reforço da vacina contra covid-19

A ideia agora é fazer parcerias com os conselhos regionais de saúde para diminuir esse número.

Baixar arquivo
Geral

Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio. 

Baixar arquivo