Vacina covid: TJ Rio mantém prioridade de professores e policiais

Publicado em 10/04/2021 - 14:26 Por Fabiana Sampaio, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, decidiu manter, na íntegra, o decreto estadual que beneficia os trabalhadores das forças de segurança e da educação como parte do grupo prioritário para vacinação contra a covid-19.  A decisão atende a recurso do governo do Estado.

A inclusão dos dois grupos havia sido suspensa por decisão liminar da primeira instância, em ação civil pública movida pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública do Rio.

Na decisão, o desembargador considerou o posicionamento da Fundação Oswaldo Cruz sobre mudança do perfil dos profissionais hospitalizados contaminados pela covid-19. O Boletim Covid da Fiocruz alertava que a pandemia vinha ganhando novos contornos afetando faixas etárias mais jovens.

Para o presidente do tribunal de justiça fluminense, a liminar deferida na primeira instância extrapola o limite de atuação do Poder Judiciário ao decidir de forma unilateral com base em informações de somente uma das partes em grave ofensa ao contraditório e ampla defesa.

O magistrado considerou também que priorizar os referidos profissionais não significa deixar de vacinar os grupos prioritários que seguem o calendário de vacinação e que a ordem de prioridade, por seu caráter técnico-político, deve ser tomada pelos representantes eleitos.

Com informações da Agência Brasil.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Estudantes de escola técnica desenvolvem conversor de Libras em texto

O software de reconhecimento já tem mais de 100 sinais programados que podem ser convertidos em texto, e alcançou uma precisão de 96% durante os testes.

Baixar arquivo
Geral

São Paulo promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Neste sábado (15), a prefeitura de São Paulo promove o Dia D da Vacinação Contra a Gripe. Os postos de saúde estarão abertos, excepcionalmente, para a aplicação da vacina.

Baixar arquivo
Economia

Selo certifica produto artesanal de origem animal para venda no país

Chamado de Arte, registro já é adotado em cerca de 160 produtos. O selo é obrigatório para comercialização nacional em mercados, empórios e outros estabelecimentos comerciais.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2021 não tem data definida, mas ocorrerá este ano, diz ministro

Após dúvida gerada por portaria publicada nesta semana, Milton Ribeiro garantiu que exame será aplicado, com expectativa de realização em outubro ou novembro deste ano. Inep comunicou que está concluindo cronograma das provas.

Baixar arquivo
Justiça

Campanha do TSE vai combater desinformação sobre urna eletrônica

Sistema digital fez 25 anos nesta semana. No período, segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, nunca houve violação ou fraude comprovada. PEC em tramitação na Câmara quer a volta do voto em papel.

Baixar arquivo
Saúde

Identificada em Manaus a variante do coronavírus do Reino Unido

No Amazonas, a Secretaria de Saúde identificou a variante do coronavírus do Reino Unido em Manaus e agora investiga se houve transmissão comunitária da cepa britânica na região.

Baixar arquivo