Vacina covid: TJ Rio mantém prioridade de professores e policiais

Publicado em 10/04/2021 - 14:26 Por Fabiana Sampaio, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, decidiu manter, na íntegra, o decreto estadual que beneficia os trabalhadores das forças de segurança e da educação como parte do grupo prioritário para vacinação contra a covid-19.  A decisão atende a recurso do governo do Estado.

A inclusão dos dois grupos havia sido suspensa por decisão liminar da primeira instância, em ação civil pública movida pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública do Rio.

Na decisão, o desembargador considerou o posicionamento da Fundação Oswaldo Cruz sobre mudança do perfil dos profissionais hospitalizados contaminados pela covid-19. O Boletim Covid da Fiocruz alertava que a pandemia vinha ganhando novos contornos afetando faixas etárias mais jovens.

Para o presidente do tribunal de justiça fluminense, a liminar deferida na primeira instância extrapola o limite de atuação do Poder Judiciário ao decidir de forma unilateral com base em informações de somente uma das partes em grave ofensa ao contraditório e ampla defesa.

O magistrado considerou também que priorizar os referidos profissionais não significa deixar de vacinar os grupos prioritários que seguem o calendário de vacinação e que a ordem de prioridade, por seu caráter técnico-político, deve ser tomada pelos representantes eleitos.

Com informações da Agência Brasil.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Presidente do COB destaca a importância dos Jogos Universitários

As competições foram um reencontro de estudantes que são esportistas tradicionais, eletrônicos e adaptados de 26 modalidades diferentes 4,5 mil pessoas participaram do eventos se somarmos atletas, árbitros, técnicos e voluntários .

Baixar arquivo
Saúde

Campanha Nacional de Multivacinação continua até 29 de outubro

O prazo para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 14 anos se estende até o dia 29. Na lista de mais de 20 imunizantes estão os que protegem contra doenças, como hepatites A e B, poliomielite, febre amarela e  HPV.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer entrega mais 1,3 milhão de doses de vacina contra covid-19

Essa remessa é a última das que estavam previstas para trazer ao país 10 milhões de doses da vacina da Pfizer na última semana. A compra dessas vacinas faz parte do segundo contrato que prevê a entrega de mais de 100 milhões de doses até o fim do ano.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lançada no Rio a Campanha Natal sem Fome que completa 27 anos

Com expectativa de arrecadar R$ 30 milhões em doações para a compra de alimentos,  a ONG Ação da Cidadania, lançou neste domingo, no Rio, a campanha “Natal sem Fome”.

Baixar arquivo
Economia

Nascidos em outubro recebem a 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021

Os recursos serão creditados na Poupança Social Digital e esse público pode sacar ou transferir o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo o país.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo