Vereador de Búzios é acusado por falsificação de álvaras

Publicado em 28/04/2021 - 15:51 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um vereador de Búzios, município da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, foi alvo de operação do Ministério Público do Estado, nesta quarta-feira. Suspeito de chefiar uma organização criminosa que vendia e falsificava alvarás, Lorram Gomes da Silveira teve o mandado de prisão expedido na justiça, mas não foi localizado.

Segundo as investigações, o vereador teria promovido, constituído, financiado e integrado um esquema criminoso que envolvia a prática de corrupção passiva, uso de documento falso e estelionato.

Lorram também exerceu o cargo de vereador de Búzios entre 2009 e 2016. Foi, ainda, chefe de gabinete do então prefeito André Granado, de novembro de 2018 a maio de 2019, período em que os delitos teriam sido praticados.

O MPRJ pediu o bloqueio de bens do vereador no valor de aproximadamente R$ 9 milhões, medida deferida pela Justiça.

A operação Plastografos II foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência. Somadas, as penas previstas ultrapassam dez anos de reclusão. 

A reportagem entrou em contato com o vereador e com a Câmara Municipal de Búzios, mas não obteve retorno. Também não foi localizada a defesa do parlamentar.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo