Campanha do TSE vai combater desinformação sobre urna eletrônica

Sistema digital fez 25 anos nesta semana e nunca foi violado

Publicado em 14/05/2021 - 19:51 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma campanha nos meios de comunicação vai tirar dúvidas e combater a desinformação sobre a segurança das urnas eletrônicas. A ação foi anunciada nessa sexta-feira (14) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso. Esta semana faz 25 anos que as eleições começaram ser digitais no país.

O presidente do TSE disse que existe muita confusão e algumas pessoas acabam defendendo a volta do voto em papel. Uma Proposta de Emenda à Constituição sobre voto impresso está em discussão na Câmara dos Deputados.

Barroso afirmou que a Justiça Eleitoral vai respeitar a decisão dos parlamentares, desde que seja constitucional.

Em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional o voto em papel. Isso porque até hoje nenhum modelo de votação manual se mostrou eficiente para evitar fraudes. Por outro lado, nesses 25 anos, nunca ocorreu violação do sistema de urnas eletrônicas.

Luís Roberto Barroso destacou o que mudaria com o voto impresso.

O presidente do TSE lembrou que, nos Estados Unidos, a eleição é em cédulas de papel e, no ano passado, até o então presidente Donald Trump entrou com 50 ações na Justiça, alegando fraude. Todas foram rejeitadas por falta de provas.

Barroso explicou que as urnas brasileiras têm 30 camadas de segurança e são submetidas a testes a cada dois anos. Ele acrescentou que o sistema é auditável a qualquer momento e, para aumentar a transparência, o TSE vai criar uma comissão externa de acompanhamento.

Essa comissão deve ser criada nas próximas semanas. Luís Roberto Barroso conta com o grupo para acompanhar, já no segundo semestre, os preparativos para a eleição do ano que vem.

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Segundo o prefeito Eduardo Paes, houve "exagero" na ampliação de locais onde devem ser apresentados comprovante de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo suspende festa de Réveillon na Paulista

A vigilância sanitária da capital paulista fez um estudo de riscos e orientou a cancelar a festa do dia 31 de dezembro. Além disso, o prefeito decidiu manter a obrigatoriedade no uso de máscaras em lugares públicos. O uso seria abolido no próximo dia 11.

Baixar arquivo
Cultura

Em 2 de dezembro de 1870, estreava no Brasil a ópera O Guarani

A ópera, de autoria do maestro Carlos Gomes, se baseia no romance O Guarani, escrito por José de Alencar, e conta, em quatro atos, a história de Cecília e Peri. 

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro participa de formatura de sargentos no Rio de Janeiro

O presidente da República Jair Bolsonaro foi à Escola de Sargentos de Logística, na vila militar no Rio de Janeiro, para acompanhar a formatura do Curso de Formação e Graduação de Sargentos.  Antes do evento, o presidente se reuniu com os formandos.

Baixar arquivo
Geral

Uberaba recebe projeto-piloto de conectividade 5G para o agronegócio

Uberaba é a quarta cidade que participa de testes da tecnologia 5G para a área rural: Rondonópolis, no Mato Grosso, Sorocaba, em São Paulo e, Londrina, no Paraná, também fazem parte do projeto-piloto.

Baixar arquivo