Mortes no Jacarezinho: MPF pede investigação independente

27 civis e um policial morreram durante operação na comunidade

Publicado em 19/05/2021 - 22:03 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal pediu ao Ministério Público do Rio de Janeiro uma investigação independente com apoio da Polícia Federal para as mortes de 27 civis e um policial  durante uma operação da Polícia Civil na favela do Jacarezinho, zona norte da capital fluminense.

No documento enviado ao procurador-geral de Justiça Luciano Mattos, a coordenação do Grupo de Trabalho de Defesa da Cidadania, que conta com a participação de 11 instituições civis e do sistema de justiça, avaliou que a medida é necessária para evitar possível caso de impunidade, a exemplo do que ocorreu na investigação sobre execuções sumárias na favela Nova Brasília.

Violência

Entre os anos de 1994 e 1995, 26 civis morreram em Nova Brasília durante ações policiais. O estado brasileiro chegou a ser condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pelas mortes.

Para o Grupo de Trabalho do MPF, a investigação em curso no Ministério Publico fluminense sobre as mortes no Jacarezinho não deve se valer de provas produzidas no inquérito da Polícia Civil, que deveria ser arquivado. O MPF defende uma única investigação a ser implementada com o auxílio da Polícia Federal. 

No documento enviado ao MP, o grupo alega que agentes da cúpula da Polícia Civil participaram da diligência, sendo que alguns estiveram no local no momento das ações. O documento afirma ainda que a ausência de preservação das cenas de crime e a apresentação de pouco mais de 20 armas para perícia, em uma operação que contou com 200 agentes, já revelam um descompromisso com a busca da verdade real.

Edição: Raquel Mariano/Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo