Mortes no Jacarezinho: MPF pede investigação independente

27 civis e um policial morreram durante operação na comunidade

Publicado em 19/05/2021 - 22:03 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal pediu ao Ministério Público do Rio de Janeiro uma investigação independente com apoio da Polícia Federal para as mortes de 27 civis e um policial  durante uma operação da Polícia Civil na favela do Jacarezinho, zona norte da capital fluminense.

No documento enviado ao procurador-geral de Justiça Luciano Mattos, a coordenação do Grupo de Trabalho de Defesa da Cidadania, que conta com a participação de 11 instituições civis e do sistema de justiça, avaliou que a medida é necessária para evitar possível caso de impunidade, a exemplo do que ocorreu na investigação sobre execuções sumárias na favela Nova Brasília.

Violência

Entre os anos de 1994 e 1995, 26 civis morreram em Nova Brasília durante ações policiais. O estado brasileiro chegou a ser condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pelas mortes.

Para o Grupo de Trabalho do MPF, a investigação em curso no Ministério Publico fluminense sobre as mortes no Jacarezinho não deve se valer de provas produzidas no inquérito da Polícia Civil, que deveria ser arquivado. O MPF defende uma única investigação a ser implementada com o auxílio da Polícia Federal. 

No documento enviado ao MP, o grupo alega que agentes da cúpula da Polícia Civil participaram da diligência, sendo que alguns estiveram no local no momento das ações. O documento afirma ainda que a ausência de preservação das cenas de crime e a apresentação de pouco mais de 20 armas para perícia, em uma operação que contou com 200 agentes, já revelam um descompromisso com a busca da verdade real.

Edição: Raquel Mariano/Luiz Claudio Ferreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Copa do Brasil: Flamengo faz jogo de volta contra ABC, em Natal

O técnico Renato Gaúcho, Gabigol e os principais jogadores do Flamengo não viajaram para Natal, onde o rubro-negro enfrenta nesta quinta-feira (5), às 21h30, o ABC, na Arena das Dunas, pela Copa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

Número de brasileiros endividados chega a 71,4%, o maior desde 2010

O percentual de brasileiros com dívidas voltou a aumentar em  julho, chegando a 71,4%. É o maior percentual desde janeiro de 2010, quando a CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo começou a realizar a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.

Baixar arquivo
Educação

Educação: Webinários promovidos pelo MEC debatem desafios pós-pandemia

Efeitos da pandemia na educação este é o tema de um ciclo de webinários promovido pelo MEC e o FNDE. Esses debates vão garantir a troca de experiências e soluções para minimizar os efeitos negativos da suspensão das aulas presenciais, durante a pandemia.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Cine Inclusão abre espaço para a terceira idade

As inscrições estão abertas até o dia 30 deste mês, para curtas-metragens com até 30 minutos de duração e de todos os gêneros, produzidos por pessoas com mais de 60 anos e de filmes que discutam questões ligadas à terceira idade.

Baixar arquivo
Economia

Amazonas: cheia dos rios provocou perdas estimadas em R$ 206 milhões

No Amazonas, a cheia dos rios provocou perdas estimadas em, pelo menos, R$ 206 milhões para produtores agrícolas. Em todo o Amazonas, 58 dos 62 municípios do estado registraram prejuízos causados pela cheia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pesquisadores desenvolvem ferramentas para analisar queimadas

Pesquisadores da China e do Brasil estão combinando ferramentas que possibilitem obter, em tempo real, dados mais amplos sobre as mudanças nas florestas causadas pelos incêndios.

Baixar arquivo