Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Número foi confirmado pela Polícia Civil

Publicado em 08/05/2021 - 14:58 Por Cynthia Cruz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Civil confirmou que subiu para 29 o número de mortos na operação realizada na última quinta-feira (6) na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio.

A ação causou grande repercussão, inclusive, fora do país. A Ordem dos Advogados do Brasil, seção do estado do Rio de Janeiro, manifestou uma grande preocupação com o resultado da operação policial. Segundo a entidade, o número de vítimas coloca essa ação policial entre as mais letais da história do estado.

A OAB-RJ disse em nota que operações de enfrentamento ao crime organizado são necessárias, mas devem ser feitas com inteligência e planejamento. 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a operação.

O secretário de Polícia Civil, Alan Turnovsky, negou que tenha havido abuso. O governador do Rio, Claudio Castro, também se manifestou por meio de um vídeo divulgado pela assessoria na noite de sexta-feira (7).

Entre os mortos está um policial civil, André Leonardo Frias, de 48 anos, que fazia parte da Delegacia de Combate às Drogas. Ele foi atingido com um tiro na cabeça quando desceu do carro blindado, junto com outros cinco policiais, para retirar uma barricada colocada pelo tráfico no caminho.

O inspetor foi sepultamento na tarde de sexta-feira no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona oeste. Corpos de vítimas permanecem no Instituto Médico Legal.

Edição: Renata Batista - Editora da Radioagência Nacional

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Aprovada MP que amplia prazo de remarcação de serviços de turismo

Senadores aprovaram nessa quarta feira  a Medida Provisória  que amplia o prazo para remarcação e reembolso de serviços nos setores de turismo e cultura não realizados em 2020 e 2021 em virtude da pandemia da covid-19.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Fórum Empresas com Refugiados é lançado para ajudar essa população

O Fórum Empresas com Refugiados, lançado nessa quarta-feira, pela Acnur - a Agência da ONU para Refugiados- e pela Rede Brasil do Pacto Global, foi criado para ajudar refugiados a ingressar no mercado de trabalho brasileiro.

Baixar arquivo
Segurança

Homícidios dolosos no Rio caem 9% em 2021

Os homicídios dolosos no estado do Rio de Janeiro caíram 9% nos cinco primeiros meses deste ano, na comparação com igual período de 2020. Foram 1.495 mortes, o menor valor para o período desde 1991, quando teve início a série histórica do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra covid:trabalhador de transporte coletivo terá prioridade

Trabalhadores do transporte coletivo foram incluídos no grupo prioritário para receber a vacina contra o novo coronavírus.

Baixar arquivo
Economia

Exigência de vacina para emprego é discriminação, diz MPT

Um anúncio publicado em um site de ofertas de emprego gerou questionamentos após a vaga exigir como requisito para contratação que o candidato fosse imunizado contra a Covid 19 com a vacina da farmacêutica Pfizer. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo institui Política Nacional de Promoção da Equidade em Saúde

Nesta quarta-feira (23) foi assinada a portaria que institui a Política Nacional de Promoção da Equidade em Saúde, e outras iniciativas para a promoção da igualdade racial.

Baixar arquivo