Daniel Silveira é preso novamente após violar tornozeleira eletrônica

Deputado havia sido preso em fevereiro após apologia à ditadura

Publicado em 24/06/2021 - 20:54 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 25/06/2021 - 08:45

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), foi preso novamente, nesta quinta-feira (24), pela Polícia Federal. A decisão partiu do  ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, porque o parlamentar violou as restrições  da prisão domiciliar.

Na decisão, Moraes apontou cerca de 30 violações à tornozeleira eletrônica. Na avaliação do ministro, o  restabelecimento da prisão é necessário, já que Silveira desrespeitou as restrições.

Prisão em fevereiro

O deputado Daniel Silveira foi preso em fevereiro, após a publicação de um vídeo com ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal e apologia à ditadura militar. Um mês depois, recebeu o benefício de ficar em casa, mas monitorado por tornozeleira eletrônica.

Em abril, Daniel Silveira virou réu no STF, enquadrado por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional. Ele também é alvo de processo disciplinar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Em nota à imprensa, o advogado de defesa Jean Cleber Garcia afirmou que o devido processo legal não está sendo respeitado, o que, segundo ele, indica que Daniel Silveira poderia estar sendo perseguido pelo juiz Alexandre de Moraes.

O texto diz ainda que a tornozeleira eletrônica pode apresentar falhas - já que depende de sinal de satélite - e que não há provas que foi o deputado que violou o aparelho, pois, segundo o advogado de defesa, o equipamento não foi vistoriado pelo órgão responsável.

*atualizado às 8h45 do dia 25 de junho de 2021 para inclusão de nota da defesa do deputado

Edição: Roberto Piza / Luiz Claudio Ferreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

A produção na fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, é um marco para a produção autônoma da vacina da Astrazeneca no Brasil. Até então a Fiocruz dependia da importação do insumo.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta em 30% a presença de animais de companhia em lares brasileiros

De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia Comac, o número de animais de companhia nos lares brasileiros aumentou cerca de 30% durante a pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Geral

Conta de energia elétrica continua na bandeira vermelha em agosto

Segundo a Aneel, a bandeira vermelha se justifica pelo baixo nível dos principais reservatórios do SIN, o Sistema Interligado Nacional.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ tem redução de mortes por covid entre junho e julho

Estudo comparou os dados epidemiológicos de duas semanas: de 11 a 17 de julho e de 27 de junho a 3 de julho.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

40 mil denúncias de violência doméstica são feitas até junho no Brasil

São casos de desrespeito contra a liberdade, a segurança, o patrimônio e a integridade das mulheres. 

Baixar arquivo
Saúde

SC: Saúde vai liberar R$ 5 milhões a atendimento de alta complexidade

O Ministério da Saúde vai liberar mais de R$ 5 milhões para ampliar o atendimento de alta complexidade à saúde em hospitais de Santa Catarina. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante visita à cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

Baixar arquivo