Vale terá que pagar R$ 1 milhão a famílias de mortos em Brumadinho

Decisão é da Justiça Trabalhista em Minas Gerais

Publicado em 10/06/2021 - 15:03 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Justiça condenou a empresa Vale a indenizar em um R$ 1 milhão cada trabalhador que morreu no rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019. A juíza Vivianne Célia Correa, da 5ª Vara do Trabalho de Betim ressaltou na decisão que esse valor se destina a remediar as irrecuperáveis consequências do desastre provocado pela negligência da empresa.

Segundo a juíza, medidas adotadas para remediar as fragilidades e aprimorar a segurança foram limitadas e malsucedidas e que por isso a empresa responde objetivamente pelo incidente. Nas palavras da juíza Vivianne Célia, as atividades desenvolvidas pela Vale aumentavam os riscos para os empregados, e a empresa não implementou as medidas possíveis e necessárias ao impedimento do acidente.

131 famílias devem ser beneficiadas com essa decisão, mas ainda cabe recurso nas instâncias superiores.

O advogado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Brumadinho e região, Luciano Pereira, explica que a reparação ocorre em relação ao sofrimento das vítimas fatais.

Em nota, a Vale destacou que é sensível à situação dos atingidos pelo rompimento da barragem e, por esse motivo, vem realizando acordos com os familiares dos trabalhadores desde 2019.

Segundo a empresa, as indenizações trabalhistas têm como base o acordo assinado entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho, com a participação dos sindicatos que determina que pais, cônjuges ou companheiros, filhos e irmãos de trabalhadores falecidos recebam, individualmente, indenização por dano moral. Há ainda pagamentos de seguro por acidente de trabalho, auxílio-educação e planos de saúde. A Vale disse que ainda vai analisar a decisão do TRT.

 

Edição: Nádia Faggiani/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Na Semana de Políticas sobre Drogas entorpecentes são incinerados

No Rio de Janeiro 20 toneladas de drogas apreendidas no estado foram incineradas nesta quinta-feira. A ação foi realizada na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no Sul fluminense.

Baixar arquivo
Geral

54 cidades no NE serão atendidas por obras de abastecimento de água

O governo federal assinou, nesta quinta (24), duas ordens de serviço para ampliar o abastecimento de água em cidades nordestinas. Uma das obras autorizadas é a construção da barragem Poço de Varas, que vai levar água potável para 42 mil pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Daniel Silveira é preso novamente após violar tornozeleira eletrônica

Na avaliação de Alexandre de Moraes o  restabelecimento da prisão é necessário, já que Silveira desrespeitou as restrições.

Baixar arquivo
Geral

Distrito Federal amplia flexibilização de medidas de restrição

Um novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira, flexibiliza o horário de funcionamento de bares e restaurantes e do toque de recolher.

Baixar arquivo
Saúde

CPI da Pandemia: 305 mil mortes poderiam ter sido evitadas, diz médica

Pesquisadores defenderam medidas de contenção e distanciamento social LEi

Baixar arquivo