MPF abre ação para retorno das aulas nas instituições federais do RJ

Publicado em 15/07/2021 - 19:03 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública para que os estabelecimentos federais de ensino superior e básico no Rio de Janeiro retornem as aulas presenciais até o próximo dia 18 de outubro, tendo em vista o calendário estadual de vacinação. Se a decisão for descumprida, a multa pode chegar a R$ 30 mil.

A ação pede o retorno das aulas presenciais em 5 colégios e 3 universidades federais, entre eles, o Colégio Pedro II e a Universidade Federal Rural do Rio, além de instituições de ensino técnico como o Cefet e o Instituto Federal de Educação, e também o Instituto Nacional de Educação de Surdos.

O MPF cobra ainda que os estabelecimentos apresentem um planejamento para o retorno presencial, com o envio de um cronograma e a indicação das datas para cada etapa e série de ensino.

Em 2020, por causa da pandemia, vários países, incluindo o Brasil, decidiram suspender temporariamente as aulas presenciais em creches, pré-escolas, escolas e universidades.

O governo brasileiro aprovou um parecer com regras sobre a educação durante a pandemia, incluindo autorização para que as atividades remotas sejam computáveis como horas letivas.

Foram autorizadas ainda, em caráter excepcional, a suspensão das aulas presenciais ou a substituição delas por atividades não presenciais nos cursos de educação profissional técnica de nível médio em andamento e para as instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino.

Edição: Jéssica Gonçalves / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo
Geral

Operação investiga esquema de golpe em investimentos de bitcoins

O alvo da operação é um suposto investidor especialista que teria lesado dezenas de pessoas em vários estados.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha pede cobrança de mais impostos sobre bebidas açucaradas

O excesso de açúcar é um dos responsáveis por cerca de três milhões de brasileiros com obesidade ou sobrepeso. O diabetes atinge a maior parte desses adultos, seguido pelas doenças cardíacas e cerebrovasculares.

Baixar arquivo
Política

Sem acordo deputados adiam votação da MP de manutenção de emprego

Por falta de acordo foi adiada, mais uma vez, a votação da  Medida Provisória  que cria o Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. A MP  enfrenta resistência porque o relator, deputado Christino Áureo,incluiu vários outros temas no texto, como mudanças na CLT.

Baixar arquivo