Grupo é acusado de loteamento e construção ilegais na região dos Lagos

Publicado em 27/08/2021 - 17:02 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério Público do Rio de Janeiro realiza uma operação para cumprir 12 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão contra acusados de promover invasões e loteamentos irregulares no Parque Estadual Costa do Sol, na Região dos Lagos fluminense. Entre os alvos da ação estão um ex-prefeito e dois ex-secretários municipais de Arraial do Cabo.

Além dos políticos, são suspeitos de participar do esquema criminoso servidores do Inea, Instituto Estadual do Ambiente; policiais militares, bombeiros e grupos ligados a construções irregulares.

De acordo com o MP, os investigados formavam uma organização criminosa armada que, a partir de 2017, promoveu o loteamento irregular de terras dentro da área de preservação ambiental, no distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo.

Ainda segundo o MP, os servidores do Inea, que ocupavam cargos de direção no órgão, impediam as fiscalizações, de forma a evitar que atrapalhassem a ocupação irregular da área e as construções irregulares. Já os policiais e bombeiros usavam armas para impor medo aos fiscais e à população.

O grupo oferecia terrenos “baratos” para famílias em situação de vulnerabilidade social, que necessitavam de moradia, e vendiam o chamado “kit invasão”, que incluía o terreno, tijolos, telhas e outros materiais de construção.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo