Grupo é acusado de loteamento e construção ilegais na região dos Lagos

Publicado em 27/08/2021 - 17:02 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério Público do Rio de Janeiro realiza uma operação para cumprir 12 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão contra acusados de promover invasões e loteamentos irregulares no Parque Estadual Costa do Sol, na Região dos Lagos fluminense. Entre os alvos da ação estão um ex-prefeito e dois ex-secretários municipais de Arraial do Cabo.

Além dos políticos, são suspeitos de participar do esquema criminoso servidores do Inea, Instituto Estadual do Ambiente; policiais militares, bombeiros e grupos ligados a construções irregulares.

De acordo com o MP, os investigados formavam uma organização criminosa armada que, a partir de 2017, promoveu o loteamento irregular de terras dentro da área de preservação ambiental, no distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo.

Ainda segundo o MP, os servidores do Inea, que ocupavam cargos de direção no órgão, impediam as fiscalizações, de forma a evitar que atrapalhassem a ocupação irregular da área e as construções irregulares. Já os policiais e bombeiros usavam armas para impor medo aos fiscais e à população.

O grupo oferecia terrenos “baratos” para famílias em situação de vulnerabilidade social, que necessitavam de moradia, e vendiam o chamado “kit invasão”, que incluía o terreno, tijolos, telhas e outros materiais de construção.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Crise hídrica é tema do programa Brasil em Pauta deste domingo (19)

Programa recebe o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, para falar sobre iniciativas do governo para reduzir os efeitos da seca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bombeiros controlam fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

O incêndio começou domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua e não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada. Foram queimados o equivalente a 12 mil campos de futebol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo