Pandemia dificultou acesso de brasileiros à Justiça, aponta relatório

Publicado em 29/09/2021 - 09:50 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia de covid-19 pode ter dificultado o acesso dos brasileiros à Justiça, de forma geral, mas provocou o aumento da abertura de processos relacionados a direitos humanos e meio ambiente. É isso o que mostra o relatório Justiça em Números, do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, com dados de todos os tribunais do país ao longo do ano passado. Ao todo, o número de ações judiciais no Brasil caiu 14,5% na comparação com 2019. 

O levantamento chama atenção para o fato de a Justiça brasileira ter se adaptado rapidamente ao contexto da pandemia. Os prazos dos processos ficaram suspensos durante menos de 60 dias. Foi o tempo que os tribunais levaram para se adaptar ao chamado “novo normal”.

De acordo com o relatório, o Brasil conseguiu garantir o retorno do acesso da população à Justiça antes de países como Austrália, Espanha, Finlândia, Holanda, Noruega e Nova Zelândia. O ministro Luiz Fux lembrou as ferramentas que permitiram isso.

O relatório Justiça em Números faz também um raio-x do Poder Judiciário e, segundo os dados apurados, o país reduziu o número de casos que aguardam julgamento. O ano passado encerrou com 2 milhões de processos a menos que em 2019. Foi a maior diminuição da série histórica iniciada pelo CNJ em 2009. Mesmo assim, o Conselho Nacional de Justiça incentiva medidas de conciliação, porque o número de ações judiciais ainda é muito alto: mais de 75 milhões de casos aguardam julgamento.

E a modernização do Judiciário avançou. Dos 90 tribunais analisados no levantamento, 48 estão com todos os processos digitalizados. E, em 96% dos casos, as novas ações já entram na Justiça pela via eletrônica. Isso representa economia de tempo e de dinheiro. No ano passado, os tribunais gastaram R$ 4,6 bilhões a menos que em 2019.

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo