Semana Nacional de Conciliação começa nesta semana

Publicado em 20/09/2021 - 08:08 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Reduzir o tempo de tramitação dos processos e realizar acordos para encerrar os conflitos trabalhistas. Esses são alguns dos objetivos da Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista, que acontece de 20 a 24 de setembro.

O trabalho de conciliação já existe nas varas do trabalho e acontece durante todos os meses do ano. Mas, ao longo desta semana, há uma força-tarefa para concentrar esforços em reduzir os processos pendentes e até intermediar conflitos na fase pré-processual, ou seja, antes de se começar uma ação judicial. 

Cláudio Brandão, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, explicou que tentar um acordo pode beneficiar empregados, empregadores, além de diminuir o fluxo processual. Mas é preciso pedir a inclusão do processo na força-tarefa. O ministro destacou que a conciliação é possível em qualquer momento do processo e não só nas fases iniciais. 

De acordo com o ministro, em 2020 a Semana Nacional de Conciliação foi um sucesso com arrecadação em torno de R$ 1,8 bilhão, que engloba leilões, pagamentos, bens apreendidos e bloqueios realizados. A expectativa para 2021 é que esse número seja próximo ao registrado no ano passado. 

O ministro Cláudio Brandão fez um apelo às pessoas para aderirem à conciliação para resolver suas pendências de forma rápida e eficaz.

A Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista acontece anualmente em todos os estados. E é uma parceria entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho e os Tribunais Regionais do Trabalho de todo o Brasil.

 

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo