STF define ressarcimento de paciente do SUS que usa hospital privado

Publicado em 30/09/2021 - 20:38 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Supremo Tribunal Federal definiu a regra de pagamento para quando um paciente do Sistema Único de Saúde usa um hospital particular. É o que muitas vezes ocorre quando uma decisão judicial obriga o município, o estado, o Distrito Federal ou a União a atender uma pessoa, mesmo que não exista leito disponível na rede pública.

Ao proclamar o resultado do julgamento, o presidente do Supremo, Luiz Fux, destacou que, nesses casos, a regra deve ser a mesma aplicada quando uma pessoa que tem plano de saúde procura atendimento no SUS.

Os ministros do Supremo avaliaram que, quando os valores forem desproporcionais, o hospital particular pode buscar uma compensação maior.

A decisão foi unânime e tem a chamada repercussão geral. Ou seja, será aplicada a todos os casos semelhantes que aguardam a Justiça.

 

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo