TJRJ decide que Flordelis será levada a júri popular

Publicado em 29/09/2021 - 09:17 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro decidiu que Flordelis e outros nove acusados de envolvimento na morte do marido dela, o pastor Anderson do Carmo sejam submetidos a júri popular.  

A decisão da segunda Câmara Criminal manteve a sentença do juízo da 3ª Vara Criminal de Niterói, que determinou que os réus fossem a júri popular. Os desembargadores negaram os recursos da ex-deputada federal Flordelis e de outros seis réus contra essa decisão. Os magistrados acompanharam, por unanimidade, o voto do relator. 

No recurso apresentado, a defesa de Flordelis, também pedia a nulidade do processo “pela ausência de certeza quanto à materialidade do crime”.  A defesa ainda alegou que a ré “jamais planejou, orquestrou ou influenciou a morte da vítima”. 

Em seu voto o desembargador relator Celso Ferreira Filho destacou  que a decisão da segunda câmara traz indícios mínimos de autoria e materialidade quanto ao delito de homicídio. E que “os depoimentos colhidos, o sigilo levantado das comunicações e a perícia dos telefones celulares comprovam o vínculo criminoso existente entre os acusados. 

Além de Flordelis, também tiveram recursos negados três filhos biológicos, dois adotivos e uma neta da ex-deputada. Também vão à júri popular  outro filho adotivo e um policial militar e sua mulher, que teriam colaborado com o crime e são acusados por associação criminosa e uso de documento falso. 

O pastor Anderson do Carmo, que era casado com Flordelis, foi morto a tiros em casa, em junho de 2019, na cidade de Niterói. 

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo