Câmara rejeita PEC que previa mudanças na composição do CNMP

Publicado em 21/10/2021 - 10:09 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os deputados rejeitaram a proposta de emenda à Constituição que previa mudanças na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com a ampliação de 14 para 17 vagas. 

O texto apresentado pelo relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), recebeu 297 votos favoráveis, 182 contra e quatro abstenções, faltando 11 votos para aprovação. Uma PEC precisa de 308 votos para passar.

A Associação Nacional dos Procuradores da República e a Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho tinham pedido a rejeição da matéria, por avaliarem que viola a autonomia institucional do Ministério Público e a independência funcional de seus membros.

O texto previa que cinco dos integrantes seriam indicados ou eleitos pelo Poder Legislativo, em vez dos dois atuais. Também alterava a indicação do corregedor nacional do Ministério Público, que será o vice-presidente do CNMP. Essa escolha era uma das principais polêmicas. Na última versão, estava previsto o revezamento entre Câmara e Senado na escolha do nome, em uma lista de cinco apontados pelos próprios procuradores-gerais de Justiça.

Com o resultado dessa quarta-feira, os deputados devem analisar o texto original da proposta, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Defensor da PEC, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que existem possibilidades regimentais para uma nova votação. 

O texto original prevê manter a composição do CNMP em 14 membros, mas acaba com a vaga hoje destinada a um indicado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. No lugar, Câmara e Senado vão eleger mais um conselheiro, membro do Ministério Público. Já o corregedor nacional poderá ser de fora do MP. 

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Educação

Inscrições abertas para o Exame Nacional de Residência 2024

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo do Instituto Federal Goiano analisa poluição em praias

Um estudo liderado pelo Instituto Federal Goiano vai fazer um amplo diagnóstico sobre a poluição por microplásticos nas praias brasileiras.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição reúne mais de 150 obras de Lygia Clark na Pinacoteca de SP

A mostra "Lygia Clark: Projeto para um planeta" reúne mais de 150 obras que atravessam as diferentes fases da carreira da artista mineira.

Baixar arquivo
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo