Campanha quer que planos de saúde garantam tratamento pós-covid-19

Publicado em 21/10/2021 - 16:15 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para garantir o direito de 50 milhões de brasileiros que utilizam planos de saúde no país foi lançada nesta quinta-feira uma campanha com o slogan “Nenhum direito a menos no rol de cobertura aos pacientes e usuários”. A campanha, liderada pela Associação Médica Brasileira, faz um alerta para o retrocesso na cobertura dos planos de saúde. Isso porque, em função da pandemia da covid, as operadoras alegam dificuldade financeira para cobrir tratamentos decorrentes de complicações da doença.

Os planos de saúde recorreram à Justiça e a questão está sendo analisada pelo Superior Tribunal de Justiça. As entidades médicas temem que o STJ altere o entendimento sobre o rol de procedimentos de cobertura obrigatória da ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o que prejudicaria os usuários dos planos.

O diretor da Associação Médica Brasileira, Marun David Cury, relata que as operadoras de saúde defendem a sustentabilidade do sistema, mas aponta que essas empresas lucram de 30% a 35% em cima do faturamento.

A campanha tem o apoio de entidades, como o Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Procon, Ordem dos Advogados do Brasil e a Promotoria de Saúde do Ministério Público, entre outras. A coordenadora do Idec, Ana Carolina Navarrete, fala  que o julgamento no STJ é importante para o futuro da saúde dos brasileiros usuários de planos de saúde.

Para chamar a atenção da sociedade para a questão, centenas de cartazes e faixas foram colocadas na região do Congresso Nacional, em Brasília.

Edição: Paula de Castro / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo
Saúde

Rio não tem registro de casos da variante Ômicron no estado

Secretaria de Saúde vai emitir um alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes que apresentem quadro de síndrome gripal, com realização de exame PCR, monitoramento e notificação por meio dos canais oficiais.

Baixar arquivo
Educação

Carreta leva artes, ciência e meio ambiente para a população do Rio

O Busão das Artes, com 15 metros de extensão, foi adaptado para receber experimentos interativos científicos e projetos de artes visuais e começou a circular pelas ruas e praças da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia faz operação para capturar responsáveis por morte de sargento

A ação acontece em comunidades da zona norte do Rio. Os agentes procuram pelos criminosos envolvidos no assassinato do do sargento Jamilton Machado de Assis, atingido, em outubro, por um tiro na cabeça dentro de uma viatura.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade renova contrato com o Flamengo até o final de 2024

A campeã olímpica e mundial, que está no clube há dez anos, assinou novo compromisso visando os Jogos Olímpicos de Paris; acompanhe também informações sobre os Jogos Pan-Americanos Júnior, rugby e futebol feminino.

Baixar arquivo