Campanha quer que planos de saúde garantam tratamento pós-covid-19

Publicado em 21/10/2021 - 16:15 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para garantir o direito de 50 milhões de brasileiros que utilizam planos de saúde no país foi lançada nesta quinta-feira uma campanha com o slogan “Nenhum direito a menos no rol de cobertura aos pacientes e usuários”. A campanha, liderada pela Associação Médica Brasileira, faz um alerta para o retrocesso na cobertura dos planos de saúde. Isso porque, em função da pandemia da covid, as operadoras alegam dificuldade financeira para cobrir tratamentos decorrentes de complicações da doença.

Os planos de saúde recorreram à Justiça e a questão está sendo analisada pelo Superior Tribunal de Justiça. As entidades médicas temem que o STJ altere o entendimento sobre o rol de procedimentos de cobertura obrigatória da ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o que prejudicaria os usuários dos planos.

O diretor da Associação Médica Brasileira, Marun David Cury, relata que as operadoras de saúde defendem a sustentabilidade do sistema, mas aponta que essas empresas lucram de 30% a 35% em cima do faturamento.

A campanha tem o apoio de entidades, como o Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Procon, Ordem dos Advogados do Brasil e a Promotoria de Saúde do Ministério Público, entre outras. A coordenadora do Idec, Ana Carolina Navarrete, fala  que o julgamento no STJ é importante para o futuro da saúde dos brasileiros usuários de planos de saúde.

Para chamar a atenção da sociedade para a questão, centenas de cartazes e faixas foram colocadas na região do Congresso Nacional, em Brasília.

Edição: Paula de Castro / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo