Justiça decide como realizar bloqueio de dívida em conta conjunta

Publicado em 12/10/2021 - 14:50 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu que é possível o bloqueio do valor total de uma dívida fiscal em conta conjunta, mesmo que o devedor seja apenas um dos titulares.

A decisão da 7ª Turma do tribunal foi em uma ação da União contra uma sentença que liberou somente metade da quantia bloqueada, porque um dos correntistas não era parte na execução fiscal.

O relator do caso, desembargador federal Hercules Fajoses, afirmou que o Superior Tribunal de Justiça já reconheceu a possibilidade de bloqueio de toda quantia em uma conta bancária conjunta. Para o STJ, nessa situação, os titulares abrem mão da exclusividade do dinheiro.

A advogada Leilane Andrade do Rêgo, especialista em Direito de Família e Sucessões, explica que o bloqueio total só não é possível se um dos correntistas provar que o dinheiro era somente dele e fruto de salário ou aposentadoria. Essa prova pode ser feita por meio de contra-cheques, por exemplo.

No caso de uma conta conjunta que os pais abriram para o filho menor de idade, ela não pode ser bloqueada, porque uma criança, em tese, não pode contrair dívida. Contas para recebimento de pensão alimentícia também estão livres. Já em contas conjuntas para benefício de uma terceira pessoa, como um filho adulto ou pai idoso, o bloqueio, em princípio, não acontece, desde que esses terceiros não sejam os devedores.

A advogada Leilane Andrade aconselha que antes de abrir uma conta conjunta, a pessoa deve avaliar se o outro titular é devedor e se pode sofrer uma execução. Existindo dívidas, é melhor movimentar uma conta particular.

Edição: Nádia Faggiani - Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo