PF deflagra operação contra extração ilegal de ouro no sul do Pará

Publicado em 27/10/2021 - 12:43 Por Priscila Kerche - Repórter da TV Brasil - São Paulo

Sessenta e dois mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos em nove estados e no Distrito Federal. Além do Pará, e aqui em São Paulo, os agentes da Polícia Federal (PF) estão no Amazonas, Goiás, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia. 

A organização criminosa investigada atua junto a garimpeiros comuns, que extraem ouro sem permissão no sul do Pará - especialmente na terra indígena Kayapó - e vendem para intermediários, que revendem o ouro para grandes empresas de atuação nacional e internacional. 

Segundo as investigações, todo ano, uma tonelada de ouro é extraída de forma ilegal na região. O Ministério Público do Trabalho vai investigar garimpos ativos em áreas particulares com suspeita de trabalhadores em situação análoga à escravidão. 

A Justiça Federal determinou o bloqueio e indisponibilidade de valores em aproximadamente meio bilhão de reais nas contas dos investigados, o sequestro com bloqueio de cinco aeronaves, a suspensão da atividade econômica de 12 empresas e o sequestro com bloqueio de 14 bens móveis e de bens imóveis de 47 pessoas físicas e jurídicas. 

Os investigados podem vir a responder por crime de usurpação de bens da União, lavagem de dinheiro, entre outros.

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

STF cobra medidas para barrar novas contaminações de Covid

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou que em 48h o governo federal decida sobre adoções de medidas para barrar novas contaminações de Covid a partir de passageiros vindos do exterior.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os jogos de futebol desta segunda-feira

Ás 19h, o São Paulo enfrenta o Juventude e o Atlético Paranaense enfrenta o Palmeiras. Às 20h, o Flamengo recebe o Santos no Maracanã e Internacional e Atlético Goianiense jogam no Sul. O Cuiabá recebe o Fortaleza em Mato Grosso. E para fechar, às 21h, a Chapecoense vai enfrentar o Sport.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeito de Nova Iorque exige vacinação obrigatória para setor privado

As campanhas de vacinação estão se reforçando em boa parte do mundo. O Chile começou a vacinar as crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid nessa segunda-feira. O país também avança na vacinação da terceira dose, a chamada dose de reforço para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 90% da população, em 9 estados, estão vacinados contra a Covid

Nove estados brasileiros ultrapassaram a marca de 90% da população-alvo vacinada com a primeira dose da vacina. São eles: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Segurança

Casos de feminicídios caem em São Paulo

No entanto, outras formas de violência contra a mulher aumentaram no período. É o caso da lesão corporal dolosa contra mulheres, ou seja, casos de agressão que não têm como resultado a morte das vítimas, aumentaram  9,3 % no estado e 35,9%  na capital paulista.

Baixar arquivo
Educação

No Pará, Alepa aprova ensino obrigatório de espanhol na rede pública

O projeto aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) torna obrigatório a ministração da disciplina de língua espanhola aos alunos da rede paraense de ensino.

Baixar arquivo