PF deflagra operação contra extração ilegal de ouro no sul do Pará

Publicado em 27/10/2021 - 12:43 Por Priscila Kerche - Repórter da TV Brasil - São Paulo

Sessenta e dois mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos em nove estados e no Distrito Federal. Além do Pará, e aqui em São Paulo, os agentes da Polícia Federal (PF) estão no Amazonas, Goiás, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia. 

A organização criminosa investigada atua junto a garimpeiros comuns, que extraem ouro sem permissão no sul do Pará - especialmente na terra indígena Kayapó - e vendem para intermediários, que revendem o ouro para grandes empresas de atuação nacional e internacional. 

Segundo as investigações, todo ano, uma tonelada de ouro é extraída de forma ilegal na região. O Ministério Público do Trabalho vai investigar garimpos ativos em áreas particulares com suspeita de trabalhadores em situação análoga à escravidão. 

A Justiça Federal determinou o bloqueio e indisponibilidade de valores em aproximadamente meio bilhão de reais nas contas dos investigados, o sequestro com bloqueio de cinco aeronaves, a suspensão da atividade econômica de 12 empresas e o sequestro com bloqueio de 14 bens móveis e de bens imóveis de 47 pessoas físicas e jurídicas. 

Os investigados podem vir a responder por crime de usurpação de bens da União, lavagem de dinheiro, entre outros.

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo