RJ: MP recomenda revogação do decreto que flexibiliza uso de máscara

Publicado em 19/11/2021 - 17:52 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado recomendou ao Município do Rio de Janeiro que revogue ou suspenda, no prazo máximo de 24 horas, os efeitos do decreto que flexibiliza o uso de máscara em alguns ambientes fechados da cidade.

Na última quarta-feira, a Prefeitura publicou decreto, flexibilizando o uso da proteção facial em locais como academias de ginastica. O problema e que ha uma regra estadual que obriga o uso de mascara nesses lugares. E sempre que ha divergência deve prevalecer a regra mais restritiva. 

Promotores de Justiça e defensores públicos recomendam, ainda, que o município dê publicidade que continua valendo a obrigatoriedade da proteção, utilizando para isso as mídias sociais da Prefeitura e jornais de grande circulação. As mensagens de esclarecimento a população devem ressaltar ainda a importância do uso das máscaras para a redução da transmissão do novo coronavírus e controle da pandemia da COVID-19.

O MP recomenda ainda que sejam utilizados meios efetivos de fiscalização em espaços fechados e abertos com aglomeração, sobretudo em academias de ginástica, piscina, centros de treinamento e de condicionamento físico e pistas de patinação.

Por fim, MP e a Defensoria sugerem que o Município rediscuta e reveja o progressivo relaxamento de importantes medidas de combate à pandemia, como distanciamento físico e autorização de atividades festivas que provoquem grandes aglomerações.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo