Cassada liminar que afastou Larissa Peixoto da presidência do Iphan

Publicado em 20/12/2021 - 19:32 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região cassou a liminar que afastava Larissa Peixoto da presidência do Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A decisão é do corregedor, desembargador Theophilo Antonio Miguel Filho, que esta semana está no exercício da presidência do tribunal.

O afastamento de Larissa foi determinado no sábado, em caráter liminar, pela Justiça Federal no Rio de Janeiro. O mérito da ação ainda será julgado. A Advocacia Geral da União ingressou com pedido de suspensão da medida e foi atendida.

O magistrado que derrubou a liminar levou em consideração os argumentos apresentados pela AGU, em favor da recondução de Larissa ao cargo.

Em sua decisão, Theophilo Antonio Miguel Filho  afirma que a liminar suspendeu um ato do poder Executivo,afastando  a atual presidente do Iphan das suas funções, com inegáveis prejuízos às atividades administrativas e às políticas públicas de competência da autarquia.

Na avaliação do magistrado, a liminar também "tem potencial para causar grave prejuízo legal à ordem administrativa, na medida em que invade o mérito do ato administrativo, sem garantir o direito ao contraditório”.

Sobre a concessão de licença para a construção de uma loja Havan, do empresário Luciano Hang, no Rio Grande do Sul, onde foram achadas peças antigas de cerâmica durante as escavações, o desembargador afirmou que o processo administrativo teve início em maio de 2019, quando Larissa ainda não havia sido nomeada para a presidência do instituto.

A liminar veio depois de discurso do presidente Jair Bolsonaro a empresários criticando a decisão do Iphan que interrompeu momentaneamente as obras.

A decisão também afirma que o processo administrativo de licença do empreendimento da rede de lojas já havia se encerrado no Iphan, com a autorização para  Licença de Operação pelo órgão ambiental do Estado do Rio Grande do Sul.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo