No Rio, agente do Degase é preso por suspeita de estupro de menor

Publicado em 17/12/2021 - 19:13 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro obteve a prisão preventiva de um agente socioeducativo do Degase, Departamento de Ações Socioeducativas, suspeito da prática de estupro de vulnerável, em uma unidade feminina da instituição.

Ao todo, cinco agentes são investigados. A prisão é mais um dos resultados obtidos pelo trabalho de uma Força Tarefa do MP, montada para combater práticas de violência institucional no interior das unidades socioeducativas de privação de liberdade de jovens em conflito com a lei, na capital fluminense.

O caso, que levou ao afastamento do diretor da unidade e exoneração pelo governo do estado de quatro agentes, todos suspeitos de abusos sexuais contra internas, incluindo uma menina de 13 anos, tramita sob segredo de Justiça, o que impede a divulgação de informações sobre o caso.

A Força-Tarefa foi instituída para fiscalização de Unidades Socioeducativas de Internação do Degase. Ela é voltada à prevenção e apuração de condutas, como  maus-tratos e tortura, por parte de agentes, que deveriam zelar pela segurança dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação.

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Educação.O Degase foi procurado para comentar sobre a prisão preventiva do agente, mas não deu resposta até o fechamento dessa matéria.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Ana Marcela Cunha vai integrar Comitê de Atletas da Fina

Ela é a única representante do Brasil na categoria Águas abertas. O mandato será de 2022 a 2026. A eleição é bastante significativa por ter representantes dos seis continentes.

Baixar arquivo
Geral

Estudo aponta que vulnerabilidade ambiental eleva surto de zoonoses

A pesquisa aponta que apenas oito estados brasileiros têm baixo risco para surto de doenças transmitidas por animais.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma sexto caso de varíola dos macacos

Este sexto caso foi confirmado na noite dessa quarta-feira (29) pela Secretaria de Estado de Saúde. Ao todo, 31 casos suspeitos da doença já foram notificados no estado. Oito seguem em investigação e 17 foram descartados.

Baixar arquivo
Geral

Conclusão do inquérito sobre morte de Genivaldo é adiado para julho

Genivaldo morreu durante uma abordagem de policiais rodoviários federais realizada em 25 de maio, na BR-101, município de Umbaúba, localizado no sul do estado. 

Baixar arquivo
Esportes

História Hoje: pentacampeonato da seleção brasileira completa 20 anos

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira a ser realizada na Ásia e teve duas sedes: Japão e Coreia do Sul. A campanha classificatória do Brasil para aquele ano foi considerada a pior de sua história. 

Baixar arquivo
Política

Senado pode votar PEC que amplia programas sociais em ano eleitoral

O senador Fernando Bezerra Coelho leu ontem o relatório no plenário do Senado

Baixar arquivo