No Rio, agente do Degase é preso por suspeita de estupro de menor

Publicado em 17/12/2021 - 19:13 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro obteve a prisão preventiva de um agente socioeducativo do Degase, Departamento de Ações Socioeducativas, suspeito da prática de estupro de vulnerável, em uma unidade feminina da instituição.

Ao todo, cinco agentes são investigados. A prisão é mais um dos resultados obtidos pelo trabalho de uma Força Tarefa do MP, montada para combater práticas de violência institucional no interior das unidades socioeducativas de privação de liberdade de jovens em conflito com a lei, na capital fluminense.

O caso, que levou ao afastamento do diretor da unidade e exoneração pelo governo do estado de quatro agentes, todos suspeitos de abusos sexuais contra internas, incluindo uma menina de 13 anos, tramita sob segredo de Justiça, o que impede a divulgação de informações sobre o caso.

A Força-Tarefa foi instituída para fiscalização de Unidades Socioeducativas de Internação do Degase. Ela é voltada à prevenção e apuração de condutas, como  maus-tratos e tortura, por parte de agentes, que deveriam zelar pela segurança dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação.

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Educação.O Degase foi procurado para comentar sobre a prisão preventiva do agente, mas não deu resposta até o fechamento dessa matéria.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Mulheres ganham direito a um acompanhante durante consultas médicas

A partir de agora, todas as mulheres passam a ter direito a um acompanhante durante as consultas médicas, exames e procedimentos que forem realizados em unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça bloqueia R$ 400 milhões de empresas envolvidas em pirâmide

Os criminosos operavam uma distribuidora de títulos e valores mobiliários, captando recursos da ordem de mais de R$1 bilhão, de aproximadamente 7 mil investidores de 17 estados brasileiros e do exterior.

Baixar arquivo
Segurança

Operação busca desarticular esquema de fraudes bancárias em 10 estados

As investigações têm como alvos pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos e golpes e fraudes contra clientes bancários. Essas pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

Baixar arquivo
Geral

Greve de trens e metrô em SP muda rotina da cidade

Diversas linhas de trem e metro estão funcionando de forma parcial e com maior tempo de intervalo entre as estações. No centro da capital paulista, pouca gente nas ruas.

Baixar arquivo
Geral

Dezembro terá mais calor e desequilíbrio de chuvas pelo Brasil

A temperatura no país em dezembro deve ser, em média, muito alta. Isso porque o fenômeno El Niño estará no auge de atividade. A população sentirá mais calor nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula embarca para o Catar antes de seguir para a COP 28

Do Catar, o presidente Lula segue para os Emirados Árabes, na quinta-feira, onde participa da COP 28, a Conferência do Clima, que trata em grande escala das questões da mudança climática e de meio ambiente. 

Baixar arquivo