Dor de cabeça com um pacote de viagem? Saiba o que fazer

Cruzeiros, voos e reservas canceladas geram frustração entre usuários

Publicado em 10/01/2022 - 10:00 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Sabe quando você se prepara para fazer aquela que deve ser a melhor viagem da sua vida? Conforme a data vai chegando, a expectativa cresce. Foi assim que a estudante Cynthia Araújo se sentiu quando comprou dois pacotes de viagem, um para ela e outro para o marido. O plano era curtir duas semanas de férias em Florianópolis. 

Só que Cynthia descobriu que a Submarino Viagens não pertencia mais ao site Submarino, mas fazia parte do grupo CVC, que, no mês de outubro, realmente sofreu um ataque hacker. Na época, a CVC divulgou uma nota em que dizia o seguinte:

“A empresa esclarece que o embarque de clientes com viagens marcadas e as reservas confirmadas não foram impactadas."

Mas não foi isso o que ocorreu com a Cynthia. Ela abriu um chamado em um site de reclamações e, só então, a Submarino Viagens ofereceu solução. Mas o problema da Cynthia Araújo ainda não foi resolvido.

Como o consumidor pode se defender

A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Lilian Brandão, orienta que, além dos sites de reclamações, as pessoas procurem também os órgãos municipais e estaduais de defesa do consumidor e o Portal do Consumidor.

O endereço do Portal do Consumidor é consumidor.gov.br. Vale lembrar que recentemente quem comprou passagens em navios de cruzeiro teve muita dor de cabeça com viagens. E, com o surto de covid-19 entre os aeronautas e aeroviários, vários voos também têm sido cancelados.

A orientação da representante do Ministério da Justiça é a mesma. Ela também recomendou que, em qualquer situação, os consumidores respeitem as limitações impostas pelos protocolos sanitários.

Com produção de Joana Lima.

Edição: Roberto Piza / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo