Justiça mantém 500 famílias que vivem no Parque do Mico Leão Dourado

Publicado em 28/01/2022 - 21:19 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Decisão da Justiça do Rio de Janeiro garante a permanência de 500 famílias que vivem no Parque Nacional do Mico Leão Dourado, em Cabro Frio, na região dos Lagos. A área de preservação ambiental integra a Reserva de Biosfera da Mata Atlântica.

A decisão derrubou uma liminar obtida no ano passado pelo Ministério Público e a Prefeitura da cidade, que dava aos moradores 180 dias para a desocupação voluntária, com imediata derrubada dos imóveis e retirada forçada ao fim do prazo, se necessário.

A Defensoria Pública do Estado recorreu da decisão e obteve parecer favorável, conseguindo suspender esse prazo. A 19ª Câmara Cível levou em consideração que o Supremo Tribunal Federal proibiu despejos de qualquer natureza até 31 de março, por conta do estado de calamidade pública sanitária, decretado devido à pandemia da covid. 

A defensora pública Raphaela Jahara, autora do recurso endereçado ao Tribunal de Justiça, alega que ainda há outros motivos que impediriam a remoção das famílias. As defensoras que atuam no caso ressaltam que também é preciso avaliar em que medida essas famílias, algumas há mais de 40 anos no local, se instalaram na região do parque, inclusive com a anuência do Poder Público.

Na Ação Civil Pública, o MP e a Prefeitura de Cabo Frio alegaram que a retirada das famílias era necessária para permitir a demolição das construções e a recuperação ambiental da área degradada.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo