Justiça mantém 500 famílias que vivem no Parque do Mico Leão Dourado

Publicado em 28/01/2022 - 21:19 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Decisão da Justiça do Rio de Janeiro garante a permanência de 500 famílias que vivem no Parque Nacional do Mico Leão Dourado, em Cabro Frio, na região dos Lagos. A área de preservação ambiental integra a Reserva de Biosfera da Mata Atlântica.

A decisão derrubou uma liminar obtida no ano passado pelo Ministério Público e a Prefeitura da cidade, que dava aos moradores 180 dias para a desocupação voluntária, com imediata derrubada dos imóveis e retirada forçada ao fim do prazo, se necessário.

A Defensoria Pública do Estado recorreu da decisão e obteve parecer favorável, conseguindo suspender esse prazo. A 19ª Câmara Cível levou em consideração que o Supremo Tribunal Federal proibiu despejos de qualquer natureza até 31 de março, por conta do estado de calamidade pública sanitária, decretado devido à pandemia da covid. 

A defensora pública Raphaela Jahara, autora do recurso endereçado ao Tribunal de Justiça, alega que ainda há outros motivos que impediriam a remoção das famílias. As defensoras que atuam no caso ressaltam que também é preciso avaliar em que medida essas famílias, algumas há mais de 40 anos no local, se instalaram na região do parque, inclusive com a anuência do Poder Público.

Na Ação Civil Pública, o MP e a Prefeitura de Cabo Frio alegaram que a retirada das famílias era necessária para permitir a demolição das construções e a recuperação ambiental da área degradada.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo
Geral

Ouvidorias organizam maratona para defesa dos direitos dos usuários

Junho é o mês da segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias.

Baixar arquivo