No Rio, deputado estadual Anderson Alexandre á afastado pela justiça

Publicado em 28/01/2022 - 18:43 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O deputado estadual Wanderson Gimenes Alexandre, do Solidariedade, conhecido como Anderson Alexandre, foi afastado(nesta sexta-feira pela Justiça por crime de responsabilidade e por integrar organização criminosa, na qual atuava como líder.

De acordo com a denúncia, enquanto ocupou o cargo de prefeito de Silva Jardim, na Baixada Litorânea, entre os anos de 2013 e 2016, Anderson e outras sete pessoas se organizaram para desviar recursos municipais em proveito próprio.

As investigações concluíram que os oito denunciados, liderados pelo deputado estadual, desviaram mais de um milhão de reais dos cofres públicos. Pelo menos 54 “funcionários fantasmas” foram designados para ocupar funções comissionadas na prefeitura.

A denúncia também relata que, nos meses de agosto e novembro de 2016, os advogados Emerson Santos Leite, ex-procurador-geral do município, e Fhelipe de Souza Amorim, orientaram ao menos 32 servidores nomeados de forma indevida, dentro da Procuradoria-Geral do Município, para que ficassem em silêncio em seus depoimentos junto ao Ministério Público Estadual para atrapalhar as investigações sobre o desvio do dinheiro.

Também foram denunciados e afastados das funções públicas Roni Luiz Pereira da Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Silva Jardim, e os ex-vereadores Jazimiel  Pimentel, Adão Firmino e Flávio , acusados de colaborar para a prática dos crimes.

Os envolvidos no esquema criminoso estão com os bens bloqueados e foram proibidos  de acessar ou frequentar quaisquer repartições públicas do município de Silva Jardim, evitando que exerçam nova influência sobre as testemunhas.

Em nota, a defesa do deputado Anderson Alexandre informou que o parlamentar jamais praticou atos ilícitos, nunca foi condenado criminalmente em nenhuma instância e tem convicção de que será feita justiça.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo