Telegram tem bloqueio suspenso no Brasil

Publicado em 21/03/2022 - 15:30 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de cumprir a determinação judicial, o aplicativo de mensagens Telegram teve o bloqueio suspenso pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Para cumprir a decisão judicial, o advogado Alan Campos Elias Thomaz foi indicado como representante do Telegram, no Brasil. Segundo a empresa, ele tem experiência em direito e tecnologia, possui acesso direto à administração da ferramenta e capacidade para responder às solicitações da justiça.

O Telegram respondeu às demandas do STF, informando que monitora os cem canais mais populares do Brasil e que acompanha a mídia brasileira. Além disso, tem relações de trabalho com agências de checagem de notícias e vai restringir postagem pública para usuários que espalham desinformação. Também vai atualizar termos de serviço e promover informações verificadas.

Uma das importantes providências a serem tomadas no combate à desinformação é que o Telegram vai analisar as leis brasileiras, em cooperação com o TSE, Tribunal Superior Eleitoral. As informações foram enviadas ao STF quando o aplicativo ainda estava bloqueado e foram encaminhadas junto com o pedido para que seja liberado no país, com a promessa de melhorar os procedimentos.

A decisão de suspender o funcionamento do Telegram no Brasil foi do ministro Moraes, enviada à empresa no último sábado (19). Nela, o ministro citou que decisões judiciais não foram cumpridas pelo Telegram, a exemplo do “bloqueio de perfis, indicação de usuários e suspensão de repasse de valores”. A administração da ferramenta informou algumas medidas tomadas, mas o ministro Alexandre de Moraes manteve a decisão de bloqueio até que todas as determinações fossem atendidas, o que ocorreu nesse domingo.

Em fevereiro deste ano, Alexandre de Moraes determinou que o Telegram bloqueasse três perfis utilizados para disseminar informações falsas e mensagens de ódio, pela plataforma. O bloqueio das contas estava determinado desde janeiro, quando o Supremo não conseguiu intimar um representante da empresa no Brasil.

 

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo