PF apura desvios do auxílio emergencial e Justiça bloqueia R$ 16 mi

Publicado em 20/04/2022 - 16:29 Por Leandro Martins, da Rádio Nacional - Brasília

Mais de R$ 16 milhões bloqueados e 23 imóveis sequestrados por determinação da Justiça Federal. Esse foi o resultado da segunda fase da Operação Thesaurus - tesouro, em latim - que a Polícia Federal no Pará realizou nesta quarta-feira (20 de abril), para apurar desvio de recursos do auxílio emergencial.

Também foram expedidos 17 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão temporária, pela Justiça Federal no Pará. A ação envolveu mais de cinquenta agentes, na capital Belém e também em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A investigação começou a partir de denúncia da Caixa Econômica Federal. O banco comunicou que, de abril a julho de 2020, uma agência lotérica de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, solicitou cerca de 19 milhões de reais extras para pagamento de auxílio emergencial, mas nunca prestou contas do valor recebido.

A proprietária da lotérica foi presa preventivamente na primeira fase da operação, em setembro do ano passado, e com ela foram apreendidos três automóveis de alto valor. O delegado da Polícia Federal no Pará, Salomão Moraes, explica como aconteceu a fraude (clique no player acima e confira a reportagem na íntegra).

A quantia desviada equivale ao pagamento de mais de 30 mil cotas de auxílio emergencial, e é considerada a maior fraude envolvendo o benefício já registrada no país.

 

Edição: Nadia Faggiani (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo