logo Radioagência Nacional
Justiça

PF apura desvios do auxílio emergencial e Justiça bloqueia R$ 16 mi

Baixar
Leandro Martins, da Rádio Nacional
20/04/2022 - 16:29
Brasília
Dinheiro, Real Moeda brasileira
© José Cruz/Agência Brasil

Mais de R$ 16 milhões bloqueados e 23 imóveis sequestrados por determinação da Justiça Federal. Esse foi o resultado da segunda fase da Operação Thesaurus - tesouro, em latim - que a Polícia Federal no Pará realizou nesta quarta-feira (20 de abril), para apurar desvio de recursos do auxílio emergencial.

Também foram expedidos 17 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão temporária, pela Justiça Federal no Pará. A ação envolveu mais de cinquenta agentes, na capital Belém e também em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A investigação começou a partir de denúncia da Caixa Econômica Federal. O banco comunicou que, de abril a julho de 2020, uma agência lotérica de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, solicitou cerca de 19 milhões de reais extras para pagamento de auxílio emergencial, mas nunca prestou contas do valor recebido.

A proprietária da lotérica foi presa preventivamente na primeira fase da operação, em setembro do ano passado, e com ela foram apreendidos três automóveis de alto valor. O delegado da Polícia Federal no Pará, Salomão Moraes, explica como aconteceu a fraude (clique no player acima e confira a reportagem na íntegra).

A quantia desviada equivale ao pagamento de mais de 30 mil cotas de auxílio emergencial, e é considerada a maior fraude envolvendo o benefício já registrada no país.

 

x