STF envia processo sobre indulto de Daniel Silveira para a PGR

Publicado em 29/04/2022 - 23:43 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após a defesa do deputado federal Daniel Silveira, do PTB do Rio de Janeiro não se manifestar sobre o indulto concedido a ele pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, enviou o processo para Procuradoria Geral da República. No site do Supremo já consta como recebido o documento pela PGR.

Na terça-feira, Moraes afirmou que Silveira permanece inelegível mesmo com o perdão concedido pelo presidente Bolsonaro, e que é a Corte que vai analisar se o decreto é ou não constitucional.

O ministro Alexandre de Moraes determinou ainda que seja esclarecido pela defesa de Silveira o descumprimento de medidas cautelares, como o uso da tornozeleira eletrônica.

Segundo autoridades da segurança pública do Distrito Federal, o próprio deputado desligou o equipamento.

Na quarta-feira, o parlamentar esteve no Congresso Nacional, onde ficou acertada a participação dele em três comissões: Cultura, Educação e aquela considerada a mais importante, a CCJ - Comissão de Constituição e Justiça. Ainda não está confirmado se Silveira vai integrar todas elas.

 Daniel Silveira foi condenado a oito anos e nove meses em regime fechado, de acordo com a PGR e o entendimento do plenário do STF, ele divulgou vídeos em redes sociais com ameaças aos membros do STF e ao estado democrático de direito. Além da prisão, o deputado também foi condenado à perda de mandato e dos direitos políticos.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo