STF tem maioria para anular decreto sobre fundo do meio ambiente

Publicado em 27/04/2022 - 23:10 Por Victor Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O Supremo Tribunal Federal já tem ampla maioria de votos para declarar que o decreto do presidente Jair Bolsonaro que alterou a composição do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente viola a Constituição Federal. Até fevereiro de 2020, o colegiado tinha 17 representantes: nove do governo e oito da sociedade civil. Após o decreto, o conselho passou a ter apenas seis integrantes - todos do governo.

A ação foi movida pela Rede Sustentabilidade. O partido argumenta que a mudança afeta o princípio da participação popular direta na elaboração de políticas públicas de proteção ao meio ambiente e evidencia uma centralização anti-democrática.

O placar está em 9 votos a 1, para considerar o decreto inconstitucional. Além da relatora, Cármen Lúcia, os ministros André Mendonça, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Antônio Dias Toffoli e Gilmar Mendes concordaram com o pedido da Rede. Até agora, somente o ministro Kassio Nunes Marques discordou, por entender que o decreto presidencial não afronta a Constituição. O último voto, do presidente do STF, Luiz Fux, será conhecido na sessão plenária desta quinta-feira.

Esse julgamento faz parte da chamada Pauta Verde no STF. É a análise, em sequência, de sete ações judiciais que tratam de temas ligados ao meio ambiente.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo