STF: Moraes multa deputado Daniel Silveira em R$ 405 mil

Publicado em 03/05/2022 - 22:07 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes multou o deputado federal Daniel Silveira, do PTB do Rio de Janeiro, em 405 mil reais. O motivo foi o descumprimento do monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Para garantir o cumprimento da decisão, o ministro determinou o bloqueio das contas bancárias do parlamentar. Moraes também enviou um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas, para que seja feito o desconto do valor no salário de Silveira.

Além da multa, Alexandre de Moraes determinou ainda que Silveira está proibido de usar as redes sociais e de conceder entrevistas. E estão mantidas medidas como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de se ausentar do Rio de Janeiro, a não ser no deslocamento para Brasília, e a proibição de comparecer a eventos públicos. 

De acordo com Moraes, Daniel Silveira desrespeitou as medidas de monitoramento por 27 vezes ao deixar de carregar o equipamento.

​​​​​A decisão foi divulgada após a Procuradoria-Geral da República enviar  ao STF um parecer favorável a essas medidas. No documento, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, defende que Silveira continue usando tornozeleira eletrônica, com a circulação restrita ao Rio e a Brasília. 

Na segunda-feira, Alexandre de Moraes já havia prorrogado por 60 dias o inquérito aberto para apurar se Daniel Silveira cometeu o crime de desobediência por ter violado o monitoramento da tornozeleira eletrônica.

A defesa de Daniel Silveira alega que o parlamentar não pode ser alvo de medidas que possam restringir o mandato. E que só caberia à Câmara dos Deputados tomar decisões sobre a atividade parlamentar. Moraes não submeteu a decisão sobre o monitoramento ao Congresso Nacional, por entender que a medida não interfere no mandato. 

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo