TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

Publicado em 17/05/2022 - 23:08 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação. Com isso, o TSE passa a ser o primeiro organismo eleitoral do mundo a assinar esse tipo de acordo com a plataforma.

O TSE também anunciou o lançamento do canal verificado da Corte na plataforma digital. A medida foi destaque no discurso do presidente do TSE, ministro Edson Fachin, na abertura da sessão plenária realizada na noite desta terça-feira.

Pelo acordo, está prevista a adoção de uma ferramenta para marcar conteúdos considerados desinformativos e de um canal extrajudicial ao TSE para que possam ser realizadas denúncias dentro da plataforma. Já o Telegram realizará uma investigação  para apurar se os canais denunciados violaram políticas internas.  

Fachin comemorou a celebração do acordo com o Telegram, tendo em vista a realização das eleições de outubro.

Em março, o Telegram também aderiu ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação promovido pelo Tribunal, com o objetivo de combater a propagação de notícias falsas por meio da plataforma. 

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo